Publicado em 10/08/2021, às 07h21 - Atualizado em 12/08/2021, às 12h48 por Cinthia Jardim, filha de Luzinete e Marco
Você sabia que 45% das mães possuem varizes durante a gravidez? O problema, que acontece com mais frequência nos três últimos meses da gestação, ocorre por causa do aumento do volume de sangue circulando no organismo, alterações hormonais, pressão do útero sobre as veias e ainda o aumento de peso.
A partir de todas essas mudanças acontecendo no corpo, as pernas podem acabar acumulando água em excesso, contribuindo para o surgimento das tão temidas varizes. Mas, calma! A boa notícia é que com alguns cuidados simples é possível prevenir esse problema.
Apesar do surgimento de vasinhos avermelhados, azulados ou em forma de teias de aranha, as varizes podem causar um incômodo que vai além da estética. É bastante provável a sensação de peso e cansaço nas pernas, queimação, inchaço, cãimbra, coceira, formigamento e dor.
Geralmente, é comum que o desconforto aconteça depois de longos períodos de inatividade. Nos casos mais graves, as varizes podem levar à formação de feridas, também conhecidas como úlceras venosas, e modificação na coloração e qualidade da pele.
As varizes podem ser classificadas de duas maneiras, sendo a primeira as varizes na gestação, ou ainda as varizes da gestação. Apesar dos sintomas serem os mesmos, as situações em que cada uma delas acontece é diferente, olha só:
Assim como as outras partes do corpo, as pernas também merecem atenção! Prevenir é sempre melhor que remediar (fato!) e com alguns cuidados é possível evitar esse desconforto. Por isso, adote hábitos como:
Apesar de não eliminar as varizes, as meias de compressão graduada podem ajudar a preveni-las (e muito!). Podendo ser usadas no dia a dia, em viagens e para pessoas que ficam muito tempo em pé ou sentadas, as meias Kendall possuem a tecnologia UltraPro, que além de adaptar-se à temperatura, proporciona uma proteção duradoura, higiênica, trazendo a sensação de bem-estar e comodidade para a gestante.
Além disso, elas estão há mais de 50 anos no Brasil e são comprovadamente prescritas por médicos para a prevenção de problemas vasculares nas pernas. Para a indicação correta de uso, é muito importante conversar com um médico angiologista e com o seu obstetra.
Na maioria dos casos, as varizes tendem a desaparecer sozinhas no pós-parto, mas é muito importante que os mesmos cuidados de prevenção na gravidez continuem sendo feitos. Antes de cogitar qualquer tipo de tratamento, é importante esperar por três meses, até que o útero retorne ao seu tamanho normal.
A família vai aumentar 😍
Vem bebê por aí! Eliezer fala sobre a data de chegada de 2° filho com Viih Tube
Ele cresceu! 🥰
Filho de Giovanna Antonelli e Murilo Benício se torna modelo e prova que a beleza é de família
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Família
Juliano e Letícia Cazarré são alvos de críticas após o anúncio da gravidez e ator rebate: “Declínio moral”
Família
Aos 13 anos, filha de Roberto Justus e Ticiane Pinheiro toma decisão sobre morar fora do país
Família
Aline Wirley expõe dificuldades da adaptação do filho com irmãos adotivos: "Desafiador"
Família
Mulher acusada de ter traído o marido descobre que bebê foi trocada na maternidade