Criança

6 truques para ensinar seu filho a se vestir sozinho

As dicas funcionam com crianças de 3 a 4 anos

Cecilia Malavolta

Cecilia Malavolta ,Filha de Iêda e Afonso

Comece deixando seu filho escolher (Foto: Getty Images)

Chegou a hora de ensinar para o seu como se vestir sozinho, mas calma! Vamos juntos nessa. Normalmente entre os 3, 4 anos é a idade ideal para você começar o ensinamento com seu filho. Separamos 6 truques para te ajudar nessa missão:

#1 Ofereça opções

Crianças dessa idade estão em uma fase de tentar afirmar suas independência e limites de jeitos diferentes. Vestir-se é um ótima oportunidade para colocar as duas coisas na prática, então dê ao seu filho escolhas sobre coisas que não são tão importantes.

Por exemplo, pergunte: “Você prefere usar o uma camiseta azul ou roxa?” Dessa maneira ele conseguirá decidir e começar a escolher.

#2 Experimente coisas diferentes

Você odeia lã? Não gosta de usar roupas apertadas? Seu filho também terá suas preferências. Dentro do possível, seja flexível com isso. Não existe problema nenhum em evitar coisas que incomodam seu filho – isso mostra que você respeita a opinião dele.

Você pode ajudar ele com isso: corte etiquetas e evite meias com costuras que machucam. E se ele quiser usar o mesmo tipo de roupas todos os dias, que mal há nisso? Se ela sentir frio, você pode colocar casacos, blusas ou calças a mais.

#3 Tire um tempo para praticar

Aos 3 anos, a maioria das crianças têm noções básicas de se vestir, como colocar roupas íntimas, vestir calças e shorts com cintura de elástico e moletons. Tarefas mais complicadas, como fechar zíperes e botões podem esperar um pouco mais).

A maioria das crianças gosta de se vestir sozinha porque isso as faz se sentirem mais confiantes e competentes. Mesmo que seja devagar, deixe seu filho se vestir sozinho – você pode escolher dias da semana que exigem menos pressa para fazer isso. Quanto mais ele praticar, mais rápido ele pegará jeito.

#4 Brinque com o tempo

Crianças não têm a mesma urgência para sair de casa pela manhã como você, então transforme esse momento em algo criativo. Para agilizar o processo, diga: “Vou fechar meus olhos e ver quanto tempo você leva para colocar sua roupa” ou estabeleça um tempo de 10 minutos para ele se arrumar e dê um “prêmio” para ele quando ele conseguir cumprir com o tempo. O importante é usar a criatividade.

#5 Planeje com antecedência

As crianças dessa idade adoram ver fotos de si mesmos, então faça um guia das atividades que ele faz ao longo do dia ilustrado com fotos dele. Você pode colocar fotos mostrando ele acordando, se vestindo, comendo, escovando os dentes, etc.

Pendure no seu quarto onde ele pode ver todos os dias. Peça também para que escolha sua roupa na noite anterior, assim ele não perde mais tempo que o estabelecido para se vestir pela manhã

#6 Esqueça o casaco um pouco

Se seu filho não está com frio, não é necessário fazê-lo vestir um casaco – isso só o deixará suado e desconfortável. A não ser que esteja realmente frio, deixe um casaco dentro da mochila. Se ele estiver sentindo frio, ele inclusive pedirá um casaco.

Leia também:

Hora de se vestir sozinho

Pai emociona ao se vestir de príncipe e dançar com filha que luta contra câncer

Pai se veste de bailarina para ajudar na timidez da filha e fotos bombam nas redes