Criança

Aprenda como ajudar seu filho a superar a fase do medo em 4 passos

É normal e vai passar!

Cecilia Malavolta

Cecilia Malavolta ,Filha de Iêda e Afonso

A fase do medo faz parte do desenvolvimento do seu filho (Foto: Shutterstock)

A fase do medo é normal e geralmente ocorre entre os 5, 6 anos de idade da criança. Não precisa surtar, a gente te ajuda a lidar com esse período que é superimportante para o desenvolvimento do seu filho. Veja 4 dicas valiosas que a gente separou para você:

#1 Converse sobre o assunto

Estar confortável falando com os outros, seja em uma conversa a dois ou com um grupo, fará seu filho se expressar melhor e fazer relacionamentos mais facilmente. Mesmo que falar na frente da classe toda não seja a mesma coisa que enfrentar uma monstro, pode ser uma experiência tão terrível quanto para o seu filho.

As preocupações acerca do que pode acontecer (seja falar algo errado, esquecer o discurso ou não saber responder uma pergunta) podem fazer seu filho suar de nervoso, ficar com as mãos geladas e até mesmo dar taquicardia. Converse sobre isso para ajudá-lo a superar o nervosismo.

#2 Melhore a técnica

Incentive seu filho a praticar linguagem corporal e mostrar-se confiante. Ele pode treinar isso de frente para um espelho, sorrindo, fazendo contato visual com a “audiência”. Ensine-o a aprender quando deve falar mais baixo e alto, usando fantoches para ajudar nesse processo.

#3 Mostre os tons de voz que existem

Mostre ao seu filho que o mesmo conjunto de palavras pode ganhar significados diferentes dependendo da maneira como foram ditas. Para isso, peça para ele repetir uma frase colocando várias emoções diferentes – felicidade, coque, raiva, tristeza, por exemplo – e monte uma história que faça sentido com cada frase dita.

#4 A vez dele falar

A próxima vez que você sair para comer, diga para ele mesmo pedir sua refeição. Durante o jantar, peça para que ele compartilhe alguma coisa do seu dia ou ajude-o a ligar para a avó, para que ele possa contar sobre as novidades.

Dar esse espaço para seu filho falar, principalmente em momentos familiares, o ajuda a falar melhor quando precisar fazer isso com os amigos ou em outro lugar.

Leia também:

Meu filho não tem medo de nada, e agora?

16 frases para você confortar seu filho quando ele estiver com medo

Medo de dentista? Especialista dá dicas para você ajudar seu filho