Trigésima Segunda Semana

Mãe

Você continua aumentando de peso, agora até com mais rapidez que nas fases anteriores da gravidez. Você sente muito calor, pois seu ritmo metabólico cresceu 20% durante a gravidez. Não se espante se todos estiverem de blusa comprida e você de regata. Você pode ser acometida de um desejo de deixar tudo organizado antes do nascimento do bebê. Pode ser uma vontade incontrolável de arrumar as gavetas, verificar se a casa precisa de uma boa faxina…

Bebê

Já é capaz de virar a cabeça para os lados. Dorme cerca de 90% do tempo e, acredita-se, já é capaz de sonhar. O bebê já se prepara para nascer: a cabeça já virou para o lado de baixo do útero, mas ainda pode chutar para cima, pressionando as suas costelas. Pesa 1.702 g e mede 42,4 cm.

Pai

Você tem direito a 5 dias de licença-paternidade. É pouco, acredite. Se conseguir tirar uns dias a mais ou até mesmo emendar férias, é melhor. O pai pode ter papel fundamental no sucesso da amamentação, apoiando a mãe, tanto a posicionar o bebê corretamente ao seio quanto ficando com o bebê para que ela possa descansar. E mimando a mãe mesmo, claro.

Veja também:
Novos direitos para os pais

Gêmeos

Seu útero já está do tamanho de uma gestante de feto único na semana final de gestação. Agora, os bebês começam a ganhar peso mais lentamente do que os que não dividem a barriga com ninguém, e o espaço vai ficando mais e mais apertado.

Alimentação

Você pode estar se sentindo inchada, então procure tomar bastante líquido, de preferência água, água de coco e sucos pouco calóricos. Se estivere com intestino preso, além de mais líquidos, consuma alimentos com fibras: grãos integrais, ervilhas e frutas secas. Tome suco de maçã, mamão ou ameixa preta seca. Coloque aveia e gérmen de trigo em frutas, sucos e vitaminas.

    -Publicidade-