Publicado em 05/09/2012, às 07h00 por Redação Pais&Filhos
NATAÇÃO
Gostaria de saber a partir de qual idade uma criança pode fazer natação e quando poderá ir à praia e tomar banho de mar?
Juliana Luna Attie
Juliana, as aulas de natação devem começar entre os 3 e 4 anos de idade. Mas nada impede que você o leve junto para piscinas e até mesmo para o mar por volta dos 6 meses. Não esqueça de tomar muito cuidado quando estiver em um local como piscinas ou praias, pois as crianças que andam têm muita coragem e curiosidade e podem cair ou entrar na água. As piscinas devem ser cercadas e o cuidado na praia deve ser redobrado.
PNEUMONIA
Minha filha está com 4 meses e foi diagnosticada com pneumonia. Como evitar essa doença e como tratá-la após o fim da medicação?
Carla Lima
Carla, é muito difícil evitar as infecções próprias da infância. De certa forma, elas ajudam para uma melhora da imunidade para a vida adulta. Alguns cuidados simples podem ajudar, como estar com a vacinação em dia, evitar contato com pessoas que estão sabidamente com viroses, como resfriados, e procurar o seu pediatra no caso de suspeita de uma infecção, para que o tratamento seja iniciado o quanto antes.
PRIMEIRAS PALAVRAS
O meu filho tem 2 anos e meio e fala muito pouco. Apenas diz algumas palavras, como mamã, papá e vô. Não constrói frases e nem se esforça para me responder. Começo a ficar preocupada. É normal ou devo ir a uma consulta especializada? Ele parece entender praticamente tudo o que dizemos.
Elisa Calvo
Elisa, o fato do seu filho entender praticamente tudo o que ouve é um bom sinal, pois mostra que escuta bem. Algumas crianças falam apenas por volta dos 2 anos, e uma minoria fala entre 2 e 3 anos. Imagino que as etapas do desenvolvimento até hoje foram normais, como sentar, andar e repetir alguns sons, e que ele se concentra nas atividades do dia a dia, como brincar e prestar atenção nas coisas. Neste caso, o certo é observar seu filho por mais 2 a 3 meses para ver se há uma evolução na fala, o que deve ocorrer. Caso ele não evolua na fala, converse com o seu pediatra. Ele iniciará uma investigação, com testes audiométricos e avaliação
por fonoaudiologista.
DOENÇAS RESPIRATÓRIAS
Qual é a diferença entre bronquiolite e bronquite?
Flavia Gomes
Flavia, embora elas tenham nomes parecidos, são doenças bem diferentes. A bronquiolite é uma doença infecciosa, causada por alguns tipos de vírus respiratórios. Os principais sintomas são a tosse, o chiado no peito e a respiração mais rápida e em alguns casos ofegante. Algumas crianças podem ter febre e sintomas de resfriado, como coriza. A bronquite (alérgica ou asmática), nome popular da asma, é uma doença caracterizada por uma predisposição genética e está relacionada a uma sensibilidade aos alérgenos respiratórios, como poeira, ácaros, fungos, entre outros. Os sintomas mais comuns são semelhantes aos da bronquiolite: chiado, tosse e falta de ar. Enquanto a bronquiolite é pontual, ou seja, acontece apenas quando a criança pega o vírus, a bronquite é recorrente – pode ocorrer várias vezes. No entanto, a diferenciação das duas nem sempre é fácil, especialmente em crianças com menos de um ano de idade.
Quem responde é o Dr. Claudio Len, pediatra, pai de Fernando, beatriz e Silvia. clinicalen.com.br
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Filha de Fabiano Menotti canta Marília Mendonça para multidão em vídeo de arrepiar
Família
Thiaguinho fala sobre casamento e chegada do 1º filho com Carol Peixinho: “Construindo nossos sonhos”
Família
Giovanna Ewbank conta que filho não terá festa de aniversário e explica motivo: "Fiquei megafeliz"
Família
Wesley Safadão não vai à aniversário de filho com Mileide Mihaile: "Não entendo"
Família
Alice explica verdadeiro significado de “saudade” e você vai concordar!
Família
Filha mostra pai esperando ela em ponto de ônibus de noite e viraliza: “Faz isso todo dia”
GÊMEOS NA ÁREA! 🎉
Nasceram! Bárbara Evans dá à luz gêmeos Álvaro e Antônio