Mais

Saiba qual máquina lava e seca é a melhor para a sua casa

A PROTESTE testou e comparou o desempenho de 6 modelos

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

home-disasters-picture-id136628195

(Foto: iStock)

Nem sempre dá para ter um espaço na casa com um varal para secar a roupa. Por isso, cada vez mais as máquinas com a função secadora são compradas, mas às vezes elas podem trazer mais prejuízo do que facilidade. A PROTESTE – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor – avaliou 6 modelos de máquina lava e seca, com 5 quilos de carga e seis opções de água quente. Quer descobrir qual vale mais a pena? Então olha só:

Entre as marcas avaliadas estão:

  • Samsung WD4000 WD85M4,
  • Samsung WD6000,
  • LG WD11WP6,
  • Midea Acqua LSA08,
  • Midea Acqua LSX12,
  • Midea Acqua LSA10.

Deste grupo as quatro primeiras foram consideradas de boa qualidade, e, entre todas, a Samsung WD4000 WD85M4 foi escolhida como a máquina com melhor desempenho. Porém, por causa de seu valor (mais de R$2 mil), a Midea Acqua LSA08 pôde ser considerada tão boa quanto, pois o consumidor economiza mais de R$1,6 mil.

Usando como parâmetro a máquina Wascator, apesar do bom resultado, os eletrodomésticos deixaram a desejar na hora de secar as roupas. No quesito lavagem, a pontuação é boa e a maioria tem baixo consumo de água e boa remoção de sujeiras. Todas ofereceram desempenho melhor ou próximo ao do modelo parâmetro.

Na questão ruído, todas as máquinas emitem um barulho mediano e os aparelhos da Samsung se mostraram mais silenciosos. Levando em consideração o processo de centrifugar, o modelo WD6000 foi escolhido como o melhor, enquanto os outros foram nomeados apenas como aceitáveis.

A PROTESTE também avaliou se há diferença entre a lavagem de roupas com água fria ou quente. A qualidade caiu durante a análise em tempo real dos ciclos de lavagem e somente a Samsung WD4000 se destacou, com o resultado em 1h 11min. As três máquinas da Midea foram eficientes, porém levaram o dobro do tempo para realizar a tarefa. A lavagem no programa quente teve baixo consumo de água, mas poucas diferenças de custo e tempo comparada com opção fria.

Apesar do resultado positivo com a maioria das marcas que foram estadas, é aconselhado comprar uma máquina lava e seca apenas se o espaço for muito pequeno para ter um varal, já que a máquina leva mais tempo para concluir o processo e há um consumo de energia muito maior. Quem optar por comprar uma máquina lava e seca precisar preparar o bolso, pois os gastos com energia aumentam.

Leia também

PROTESTE avalia modelos de tablets infantis e dá dicas de segurança para a família toda

Estamos de olho! Veja quais são os inseticidas reprovados pelo PROTESTE

Estamos de olho: 6 marcas de cadeirinha aprovadas pela PROTESTE

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não