Publicado em 17/09/2012, às 21h00 - Atualizado em 24/11/2022, às 08h54 por Redação Pais&Filhos
18/09/2012
Flavia Werlang, mãe de Luna, autora do blog www.gravidasolteira.com.br e colunista do site da Pais & Filhos, escutava de conhecidos que ser mãe era dar o peito. Sofreu pressão até do pai da filha, com quem não é casada, para dar o peito. Ele chegou a abrir a geladeira dela para fiscalizar e jogar fora o refrigerante que ela tomava para não prejudicar o aleitamento. “Pensei muito se eu estava sendo “menos” mãe por não amamentá-la. Me achei impotente ou insuficiente alguns dias, mas percebi que ser mãe não é só amamentar e, sim, se doar todos os dias.”
Meu leite secou quando Luna tinha três meses. No início eu tentei tomar remédios que aumentavam a produção do leite e até chá de funcho. Depois eu comecei a verificar a única alternativa possível para saciar a fome dela: o leite artificial. O grande problema foi a aceitação da mamadeira. Tive de começar a dar com conta-gotas e depois chuquinha até encontrar um tipo de mamadeira que se assemelhasse ao formato do seio. Percebi que ela sentia falta do contato com o meu corpo e comecei a dar a mamadeira em uma posição que não deixasse de ter contato com o meu bebê, sempre acolhendo-a.
Eu e o pai da Luna não morávamos juntos, e ele só ia visitá-la durante uns 15 minutos nos primeiros meses até que aos poucos foi ficando mais tempo com ela. Sempre que ele chegava na minha casa ele perguntava sobre o leite e ia direto na geladeira para ver se eu estava tomando refrigerante! Eu adoro refrigerantes e nunca abri mão deles. Teve um dia em que ele jogou um litro de Guaraná cheio fora. Foi a gota d’água. Ele nunca me ajudou na gravidez e não deu pensão até a Luna completar oito meses!
Eu com certeza abriria mão do refrigerante se achasse que isso era necessário, mas eu já havia aberto mão de tudo na minha vida: da minha rotina, da minha liberdadade.
Pensei muito se eu estava sendo “menos” mãe por não amamentá-la. Me achei impotente ou insuficiente alguns dias, mas aos poucos fui trabalhando isso dentro de mim e percebi que ser mãe não é só amamentar e, sim, se doar todos os dias. Hoje quando vejo a Luna grande, feliz e sadia tenho certeza que este papel é um trabalho de formiguinha. E começou desde que eu soube que estava grávida!
Veja a última coluna da Flavia Werlang: Trinta e três!
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Wesley Safadão não vai à aniversário de filho com Mileide Mihaile: "Não entendo"
Bebês
“Dormiu e não acordou”, diz mãe de bebê de apenas um mês que morreu enquanto dormia
Família
Giovanna Ewbank conta que filho não terá festa de aniversário e explica motivo: "Fiquei megafeliz"
Família
Filha de Fabiano Menotti canta Marília Mendonça para multidão em vídeo de arrepiar
Família
Esposa de Roberto Justus diz que não vê problema em filha ser consumista
Família
Filha mostra pai esperando ela em ponto de ônibus de noite e viraliza: “Faz isso todo dia”
Família
Thiaguinho fala sobre casamento e chegada do 1º filho com Carol Peixinho: “Construindo nossos sonhos”