Mais

Você conhece os benefícios da tilápia?

Os nutricionistas recomendam sempre!

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

baked-fish-fillet-picture-id628420350

Foto: iStock

Mega recomendado pelos nutricionistas, este peixe vem dos rios e é uma das espécies mais cultivadas no Brasil. Tem o cheiro mais suave, menos gordura e preço bom – une o útil ao agradável.

Faz MUITO bem

A tilápia possui um tipo de gordura essencial para o nosso organismo, o ômega-3. Como o nosso corpo não consegue produzir substância, é preciso ingeri-la através da alimentação. Isso porque o ômega-3 se transforma em outros dois compostos: o EPA, relacionado a saúde cardiovascular; e o DHA, ligado ao desenvolvimento cerebral. Por isso, gestantes e lactantes têm maior necessidade de consumo.

Como faz para escolher o peixe ideal?

Na hora de escolher, preste atenção à cor e ao cheiro do peixe, e ao ambiente em que ele está exposto. Essa dica vale, inclusive, para qualquer espécie! Evite comprar em locais nos quais os peixes estão próximos a areia, poeira, produtos químicos ou a ambientes muito abertos que possam conter moscas, formigas etc. Ah! Também verifique se os atendentes estão limpos.

Fique de olho!

Caso opte por comprar o peixe congelado, dê preferência para as carnes sem muitas manchas ou placas de gelo. Confira a validade do produto, se há o selo do SIF (Serviço de Inspeção Federal) e se a embalagem não está violada. Atente-se ao descongelamento, que deve ser feito em temperatura controlada (dentro da geladeira) ou direto no processo de cocção (no preparo).

Será que está bom?

Para saber se o peixe é fresco, a dica é fazer o teste do dedo. Aperte o ventre do peixe com o dedão, se a marca do dedo não ficar por muito tempo, o peixe passou no teste. Em seguida, repare se a superfície do corpo está limpa, brilhante e com as escamas bem aderentes à pele; observe se os olhos estão brilhantes e salientes; as guelras úmidas, rosadas ou vermelhas e brilhantes; as nadadeiras e caudas apresentando certa resistência aos movimentos provocados.

Guarde do jeito certo

Só coloque no carrinho no final das compras e guarde o alimento na geladeira ou freezer assim que chegar em casa. Isso ajudará a preservar a temperatura ao máximo. Não é necessário lavar a carne antes de cozinhar, isso faz com que o alimento perca propriedades nutricionais e sensoriais.

Tabela nutricional em 100 gramas

Carboidratos: 0g

Proteínas: 20,8g

Lipídeos (gorduras totais) 1,7g

Fibras: 0mg

Sódio: 52mg

Leia também 

Retrospectiva Pais&Filhos 2017: Nutrição

Nutrição: sabia que a mandioca é livre de glúten?

Seu filho tem intestino preso? A solução pode estar na alimentação