Publicado em 24/06/2018, às 10h52 por Redação Pais&Filhos
Em uma conversa com a Pais&Filhos, Yuri Sahione, pai de Teresa, Antonio e Helena, contou sobre os desafios e belezas da paternidade. Segundo ele, é necessário que se reinvente a cada dia. Vem conferir!
“Certamente, você, futuro pai, deve estar olhando para esta coluna e pensando que deve ser mais um clichê sobre paternidade. Até pode ter razão, mas me deixe então começar pelo fim. Sou pai de três filhos, a Teresa, de 3 anos, o Antonio, de 2, e a Helena, com 6 meses. Agora você se perguntou o porquê de não ter parado depois do casal. Uma vez, um amigo me disse que, quando a primeira filha nascesse, eu conheceria o amor incondicional. Ele estava certíssimo, eu só não tinha entendido o tamanho da reciprocidade. A paternidade te traz uma nova perspectiva de vida, uma força extra para viver e vencer, que é renovada a cada nascimento.
Nenhuma noite virada e nenhuma meta financeira batida servem de comparação com o êxito de cada passo dado, palavra falada e as estrofes emboladas cantadas de uma música infantil. Entramos em um projeto de dedicação exclusiva que não admite falhas, que exige aquele gás extra para mais um turno após o seu pior dia trabalho.
Sim, arrumamos tempo para eles, porque aprendemos o quanto gerenciar o tempo é importante, que o happy hour tem papinha, suquinho, videogame ou até um jogo de bola no play. Aprendemos a exercer a rigidez, mas com ternura. Se gritar com seu subordinado não funciona, porque ele não entende, imagine com os pequenos. A paternidade me fez pensar como administro o meu negócio (sou advogado), quando pagar bônus, quando mudar a abordagem da minha estratégia e me obrigar a pisar no chão da fábrica (lá em casa é carpete mesmo) e construir e reconstruir castelos, casas, fantasias e sonhos. Somos obrigados a aprimorar a nossa conduta. Hoje você ensina o exemplo e amanhã será cobrado da mesma forma e sem qualquer cerimônia. Ensinar.
Se você não tem talento para professor, pense que a cada brincadeira que você tem que inventar para não deixá-los entediados ou atender aquele pedido de história de último minuto na cama é um grande exercício de pensar fora da caixinha, que te será muito útil na hora de fazer aquela apresentação para o seu board. É verdade que me sinto mais cansado. Mesmo quando ninguém acorda na madrugada, não consigo mais desligar. Dormir até o meio-dia é passado. Quer saber se eu voltaria atrás? Jamais. Acordar no domingão às 7 e ir para a cozinha fazer panquecas. Todos com as mãos na massa. A lição mais importante que eu aprendi é de que a paternidade não é só sobre seus filhos.
Como qualquer grande empreendimento, a paternidade me fez ter a certeza de que é impossível ser bem-sucedido sem um sócio. Ninguém é pai sozinho, nem ninguém é mãe sozinha. O milagre da vida é fruto de uma grande comunhão e sem ela e ao menos um pouco de espiritualidade presentes no dia a dia da família, estamos correndo sério risco de fracassarmos.”
Leia também
Retrospectiva Pais&Filhos 2017: conversa de homem
Conversa de homem: Trilha sonora
Paternidade: nasce um novo homem
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Wesley Safadão não vai à aniversário de filho com Mileide Mihaile: "Não entendo"
Bebês
“Dormiu e não acordou”, diz mãe de bebê de apenas um mês que morreu enquanto dormia
Família
Filha de Fabiano Menotti canta Marília Mendonça para multidão em vídeo de arrepiar
Família
Giovanna Ewbank conta que filho não terá festa de aniversário e explica motivo: "Fiquei megafeliz"
Família
Thiaguinho fala sobre casamento e chegada do 1º filho com Carol Peixinho: “Construindo nossos sonhos”
Família
Filha mostra pai esperando ela em ponto de ônibus de noite e viraliza: “Faz isso todo dia”
Família
Esposa de Roberto Justus diz que não vê problema em filha ser consumista