Notícias

A criança aprende com os exemplos, até os maus

Imagem A criança aprende com os exemplos, até os maus

Publicado em 05/09/2013, às 11h43 - Atualizado em 22/03/2021, às 07h32 por Redação Pais&Filhos


Você está acordada até mais tarde vendo seu seriado favorito na TV. É hora de seu filho dormir, mas ele também quer ver o programa. E, claro, vai querer saber por que a mãe pode e ele não. E você, com culpa, deixa. No dia seguinte, na hora de ir pra escola, seu filho não quer levantar, chora, faz manha. E aí você se arrepende e fica com culpa de novo, por não ter sido mais firme no dia anterior! Um clássico.

Repita com a gente: existem coisas que você pode fazer e o seu filho, não. Várias. De beber uma cerveja a assistir um filme para maiores de 18, por exemplo. E não é por que ele fez bico que você vai deixar, certo? “Não faça como eu faço!” é o tema do próximo encontro da campanha “Culpa, Não!” aqui na redação da Pais & Filhos no dia 6 de setembro.

A tendência é que as crianças imitem os pais, pois têm a necessidade de criar modelos. Mas, claro, você não quer que isso aconteça em todos os aspectos. Principalmente quando é mais nova, a criança tende a copiar tudo o que vê. Por isso, explique. E, se ela insistir, explique o porquê de não poder fazer certas coisas, como ingerir bebidas alcoólicas. “A criança precisa entender que certas coisas só se pode fazer – moderadamente – quando é adulto”, orienta a psicóloga Betty Monteiro, mãe de Gabriela, Samuel, Tarsila e Francisco, colunista da Pais & Filhos.

Conforme vai crescendo, seu filho cria seus próprios modelos, já não tão colados em você. Nessa fase, a criança começa a entender o sentido das coisas, como valores morais e regras: o que pode ou não fazer. E começa a reproduzir as coisas que aprendeu. Prepare-se, que ela pode dar uma bronca em você! Se o seu filho te apanhar jogando um papel de bala no chão e disser “não jogue lixo na rua”, peça desculpas. A situação deve ser esclarecida sempre e o que você não pode de jeito nenhum é passar uma mensagem dupla. Se você fuma, explique para o seu filho que é não é correto, que vicia, por isso você não consegue parar. E não o faça na frente deles. Pense que é bom que ele saiba que fumar é errado e que isso traz problemas.

Fique atento!

Claro que você deve tentar se policiar. A medida, como sempre, é o bom senso. Procure evitar certas atitudes em casa, como falar palavrões e gritar. Aliás, em raras ocasiões essas coisas pegam bem, então, limite-se a essas raras ocasiões. “Trate o seu filho com respeito e tome muito cuidado com o que fala. Se você diz ‘eu não te aguento mais’, pode ser que ele se sinta no direito de usar a mesma frase mais tarde”, diz Betty. E, se disse mesmo isso, desculpe-se.

Entenda que você não é perfeito

Seu filho não vai repetir tudo de errado que você faz. Não custa repetir: você não é perfeito e, se não saiu conforme o planejado, respire fundo. “A mãe tende a achar que é sempre culpada se algo não está certo na família. É necessário ter bom senso e saber se perdoar: tente ser menos perfeccionista e não se criticar”, aconselha a psicóloga Betty Monteiro.

Além disso, as crianças começam a perceber a culpa que você sente e podem fazer chantagem. Reconheça os seus erros e fraquezas, mas fique atento para quando o seu filho está realmente carente ou se está repetindo o comportamento para chamar a atenção. Pare e pense: “Eu realmente não estou dando atenção ou ele pede muitas coisas o tempo todo?”.

Compreenda que você não pode participar de tudo na vida do seu filho nem resolver todas as questões. “Procure se conhecer e questione: ‘Por que eu preciso tanto ser perfeita?’. Seu filho precisa aprender que pode errar e aprender com os próprios erros”, afirma Betty Monteiro. Por isso, não se sinta frustrado! Deixe que ele cresça e mostre que você está ali para aconselhar: seja dando bons exemplos ou mostrando os maus – mesmo que ele seja seu.

Consultoria

Elizabeth Monteiro, mãe de Gabriela, Samuel, Tarsila e Francisco, é psicóloga e escritora, autora do livro Criando adolescentes em tempos difíceis e A culpa é da mãe


Palavras-chave
Culpa Não

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia Fonseca toma atitude após Maria Alice empurrar Maria Flor: “Dói mais na gente”

Copo Stanley - Divulgação

Super desconto

App Day Amazon: os famosos copos térmicos da Stanley com até 55% de desconto

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto do filhos - Reprodução/ Instagram

Família

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto dos filhos em fotos nas redes sociais

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar