Notícias

Atenção! Fumar em veículos com crianças e gestantes pode virar crime

Demorou! Saiba mais sobre esse projeto de lei

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Smoking cigarettes at the wheel while driving a car.

(Foto: Divulgação)

Já sabíamos que cigarros fazem mal a saúde de fumantes passivos. A fumaça pode causar diversos problemas de saúde a essas pessoas. Assim, em meio a estudos e discussões, avançou no congresso o Projeto de Lei do Senado (694/2015) que criminaliza o uso de cigarros em veículos, sejam eles públicos ou privados, na presença de gestantes, crianças ou adolescentes.

Se o projeto for aprovado ele causará alterações no Estatuto da Criança e do Adolescente, colocando fumantes na mesma categoria de pessoas que vendem bebidas alcoólicas aos menores de idade. Isso quer dizer que fumar dentro de um veículo ao lado de crianças pode gerar pena de dois a quatro anos, além de uma multa.

“Queremos estender uma proibição que, não por acaso, já existe em aeronaves e veículos de transporte coletivo”, explicou Marcelo Crivella – atual o prefeito do Rio de Janeiro – à época que apresentou o texto, enquanto ainda era senador. A proposta foi aprovada pela comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados e segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

Leia também:

Como largar o cigarro na gestação?

Estudo liga preço do cigarro à queda da mortalidade infantil

Agora é lei: cigarros perto de brinquedos e doces, não!

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não