Notícias

Atitude da criança é tão importante quanto inteligência

Imagem Atitude da criança é tão importante quanto inteligência

Publicado em 25/04/2014, às 15h12 - Atualizado em 08/02/2021, às 07h24 por Redação Pais&Filhos


A personalidade de uma criança afeta a maneira como ela encara a escola e o conhecimento. Sim, mais do que a inteligência. Um estudo recente do Instituto Ayrton Senna elaborou um teste batizado de SENNA – Social and Emotional or Non-cognitive Nationwide Assessment (ou Avaliação Nacional de Atributos Socioemocionais, em tradução livre) para auxiliar gestores públicos a levar esse fator em conta na hora de estabelecer diretrizes de ensino. O estudo encontrou formalmente o que já não é novidade para pais e educadores: não são só as habilidades cognitivas – agilidade de raciocínio e memória –  que afetam a construção do conhecimento. Os fatores socioemocionais – o jeito de cada criança – também têm impacto significante nesse processo.

E, sabendo disso, a escola pode mudar sua atitude e ajudar cada criança a aprender de acordo com as suas características. “Quando uma criança de dez anos de idade ainda não sabe ler ou escrever, não basta sentar e se dedicar a ensiná-la, é preciso resgatar a sua auto-estima, fazê-la acreditar na sua capacidade de aprender”, diz Marco Crespo, diretor de negócios do Instituto.

Competências como perseverança, autonomia e curiosidade são tão relevantes para o processo de aprendizagem quanto aquelas que podem ser medidas em testes de QI e avaliações de desempenho. Os atributos analisados pelo estudo foram cinco: abertura para experiências, conscienciosidade, extroversão, amabilidade e estabilidade emocional. Segundo Daniela Arai, analista de Avaliação e Conteúdo do Instituto Ayrton Senna, essas são as classificações tradicionais na psicologia da personalidade.

A respeito da influência dos pais no desempenho escolar dos filhos, descobriu-se que ela pode ser menos direta do que se pensa. É comum que filhos de pais com maior nível educacional tenham melhor desempenho na escola. Mas, de acordo com Daniela, essa influência não acontece por uma suposta transmissão de conteúdo de pais para filhos, e sim por causa do valor que as famílias dão ao conhecimento. Ou seja: para que a família influencie positivamente a criança em relação à escola, não é necessário que pai e mãe sejam extremamente letrados – basta que eles deem – e demonstrem que dão – importância à construção do saber.

Na pesquisa, chegou-se ao surpreendente resultado de que o incentivo dos pais influencia no desenvolvimento da conscienciosidade da criança – tendência a ser organizado, esforçado e responsável – quatro vezes mais do que o pai ser alfabetizado.

O teste SENNA tem como objetivo possibilitar que se trace um perfil dos alunos de uma determinada rede, ajudando secretarias municipais e estaduais de educação a traçarem políticas públicas mais precisas e direcionadas para as necessidades de seus estudantes. “Nosso próximo passo é a elaboração de um teste que possa ser aplicado em sala de aula”, diz Daniela. Por enquanto, o SENNA deve ser aplicado ainda este ano na rede estadual do Rio de Janeiro, como projeto piloto. Ele será, então, submetido a ajustes e depois lançado de fato.


Palavras-chave
Matérias

Leia também

(Foto: Getty Images)

Família

Príncipe William se pronuncia e elogia Kate Middleton após escândalo com edição de foto

Mãe dá o nome “picles” para a filha e viraliza no TikTok - Reprodução TikTok

Bebês

“Ela não vai te perdoar”: mãe coloca nome de vegetal na filha e recebe críticas nas redes sociais

(Foto: Reprodução/Instagram) - (Foto: Reprodução/Instagram)

Bebês

Mavie usa maiô de grife em passeio à praia com Neymar: "O preço é maior que meu salário"

Bernardo completou 10 anos - Reprodução/Instagram

Criança

Mãe do filho de Cristiano Araújo desabafa sobre dificuldade em arcar com as despesas da criança

Gabi Luthai estava grávida de gêmeos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Téo Teló e Gabi Luthai escolhem nome curto e com forte significado para o primeiro filho

O filho de Bárbara estava chorando muito por causa das cólicas (Foto: Reprodução /

Família

Mãe recebe bilhete bem diferente de vizinha após choro do filho

Imagem Família real se recusa a divulgar foto original de Kate Middleton após edição polêmica

Família

Família real se recusa a divulgar foto original de Kate Middleton após edição polêmica

Kate Middleton - (Foto: Reprodução/Getty Images)

Família

Após polêmicas, Kate Middleton é substituída por outra mulher em evento real