Bebê é a primeira vítima fatal por sarampo após 20 anos sem registros da doença no Rio de Janeiro

Em dezembro ele já tinha passado por um hospital, com suspeita de pneumonia, mas depois dos testes a doença foi confirmada pelos médicos e ele veio a óbito no dia 6 de janeiro

Resumo da Notícia

  • Um bebê foi a primeira vítima de sarampo no Rio de Janeiro em 20 anos
  • A doença havia sido erradicada no estado em 2016
  • Ele foi levado para o hospital em dezembro de 2019 com suspeita de pneumonia
  • O próximo dia D de vacinação irá acontecer no próximo sábado, 15 de janeiro
A importância com a vacinação só aumenta (Foto: Getty Images)

Um bebê, de apenas oito meses, foi a primeira morte registrada por sarampo, no Rio de Janeiro, em 20 anos. De acordo com o G1, a doença havia sido erradicada desde 2016. Com isso, a importância da vacinação se torna ainda maior e o próximo dia D acontecerá no sábado, 15 de fevereiro.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, Davi Gabriel morreu no dia 6 de janeiro, mas a confirmação da causa foi dada apenas agora. O bebê estava no abrigo Santa Bárbara, em Vila de Cava, e ainda foi afirmado que ele havia contraído a doença antes dos seis meses de vida, que é a idade mínima para a primeira dose da vacina.

Os anos de 2013 e 2015 foram identificados com surtos da doença (Foto: Getty Images)

O menino deu entrada no hospital pela primeira vez no dia 22 de dezembro, mas com quadro de pneumonia. Depois da realização de exames e coletas de amostras, a doença foi identificada. Em 2013 e 2015 ocorreram dois surtos da doença e somados, os estados de Pernambuco e Ceará tiveram 1310 casos.

Controlado também em 2016, de acordo com os dados do Ministério da Saúde, o Brasil recebeu o certificado de Eliminação do Sarampo, emitido pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Em fevereiro deste ano o país perdeu o atestado e reforça novamente sobre a importância da vacinação contra a doença.

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!