Bebês de até um ano podem ser vacinados contra sarampo em 39 municípios em São Paulo

A vacina tem o intuito de proteger as crianças dos surtos virais que atingiram a cidade nos últimos meses

Fique de olho no calendário e mantenha a carteirinha em dia (Foto: Getty Images)

A partir desta segunda feira, 12 de agosto, 39 cidades paulistas oferecerão vacina contra sarampo para bebês de 6 meses até um ano

-Publicidade-

De acordo com a Agência Brasil, os municípios escolhidos são: Atibaia, Barueri, Caçapava, Caieiras, Campinas, São Paulo, Carapicuíba, Diadema, Embu, Estrela D’Oeste, Fernandópolis, Francisco Morato, Guarulhos, Hortolândia, Indaiatuba, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Jales, Jundiaí, Mairiporã, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Peruíbe, Pindamonhangaba, Praia Grande, Ribeirão Pires, Ribeirão Preto, Rio Grande da Serra, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Sumaré, Taboão da Serra e Taubaté. A lista das cidades será atualizada semanalmente, se necessário, com bases em novos registros.

Lembrando que se você levará seu filho para cidades com surto de sarampo, é importante que ele tome a dose da vacina pelo menos 2 semanas antes da viagem. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde de Sao Paulo, 13,6% dos 967 casos registrados são em crianças menores de 6 meses.

-Publicidade-

É importante ressaltar que a campanha de vacinação em jovens de 15 a 29 anos continua em vigor até o dia 16 de agosto. Ao todo foram mais de 1,2 milhão de pessoas vacinadas, desde 1o de junho.

Vacina tríplice viral

A dose protege contra a caxumba, sarampo e rubéola. O intuito da aplicação é de proteger as crianças e não será considerada como data no calendário nacional de vacinação. Assim, as crianças deverão ir até um posto de saúde próximo para que seja aplicada a dose também aos 12 meses e a de reforço aos 15 meses, a qual protege contra a varicela.

Leia também:

Como preparar emocionalmente a criança para a vacina? 

Sarampo: tire todas as suas dúvidas 

Vacinar é a melhor forma de combater as doenças: entenda a importância de proteger sua família 

-Publicidade-