Boa notícia: pessoas infectadas por coronavírus poderão ser tratadas com sangue de pacientes já curados e te explicamos como

A Secretaria de Estado de Saúde iniciou nesta semana o procedimento que vai colher parte do sangue de pessoas que se curaram da doença para transfundir em infectados e com quadro grave

Resumo da Notícia

  • De acordo com o Hemorio, estudos com o chamado plasma convalescente têm sido feitos na França, no Canadá, em Israel, na Espanha e China.
  • A ideia é criar mais uma alternativa para o combate ao novo coronavírus
  • Esse tipo de procedimento foi utilizado em epidemias como a de ebola e a de H1N1
  • O procedimento estudado consiste em colher essa parte do sangue que contém os anticorpos, de pessoas que se curaram da doença, para transfundir em infectados e com quadro grave
Novos alternativas para cura do novo coronavírus estão sendo feitas (Foto: Getty Images)

A Secretaria de Estado de Saúde inicia nesta semana, no Hemorio, no Rio de Janeiro, uma série de estudos para utilização da técnica do plasma de pacientes curados para tratamento de pessoas com quadro grave de coronavírus. A ideia é criar mais uma alternativa para o combate ao novo coronavírus.

-Publicidade-

O procedimento estudado consiste em colher essa parte do sangue (o plasma) que contém os anticorpos de pessoas que já se curaram da doença, para transfundir em infectados em quadro grave – assim, os anticorpos que combateram e já se curaram do vírus, poderiam ajudar na recuperação dos pacientes ainda infectados.

Esse tipo de procedimento foi utilizado em epidemias como a de ebola e a de H1N1. Um estudo semelhante foi feito pelo Hemorio para tratar a dengue e bons resultados foram obtidos em laboratório.

-Publicidade-

O diretor do Hemorio, Luiz Amorim, afirmou para o G1, que cada plasma coletado pode fornecer tratamento para até três pessoas. O plasma doado pelos pacientes curados ficará na unidade e será distribuído mediante solicitação dos hospitais que tratam casos graves de coronavírus. Na China, a publicação do balanço de um experimento com pacientes graves com Covid-19 indica bons resultados em uma parcela dos testados.

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!

 

-Publicidade-