Brasil deve ter o maior número de casos de coronavírus e Ministério da Saúde explica o por quê

Nesta terça-feira o MS afirmou que vai aderir mais testes, incluindo um de sorologia, por tanto a previsão é de que um grande número de brasileiros será infectado pelo covid-19

Resumo da Notícia

  • Secretário de vigilância de saúde afirma que o Brasil terá o maior número de casos de covid-19
  • Ministério da Saúde tem projeto de aderir mais testes
  • Serão usados testes PCR e de Sorologia
Médicos trabalhando com testes (Foto: Reprodução/ BrazilJournal)

Nesta terça-feira, 24 de março, o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira afirmou que a tendência é de que o Brasil se torne o país com o maior número de casos da covid-19, pois o Ministério da Saúde desenvolveu um projeto para trazer mais testes para a população.

-Publicidade-

Os dois testes que vão ser usados pelo sistema de saúde brasileiro é o RT-PCR, o tipo que reconhece o vírus por uma amostra feita por um cotonete, e um de maior rapidez de sorologia, que é feito pela verificação dos anticorpos que se modificam quando estão na presença do vírus.

O intuito é usar o teste de sorologia, que tem resultado mais rápido, para conseguir controlar e assegurar a saúde de profissionais da saúde que estão expostos ao vírus durante o trabalho, além da população que pode estar afetada mas não apresentem riscos de vida. Aqueles que apresentem fortes sintomas e for identificado a necessidade de teste, vão fazer o PCR.

-Publicidade-

De acordo com a coordenadora de contingência covid-19, Helena Saito, atualmente estão sendo checados somente aqueles pacientes que fazem parte do grupo de risco ou sintomas como, dificuldade para respirar. “Com este estudo de uma avaliação sorológica da população, que teremos uma amostragem adequada por faixa etária, nós poderemos entender como é que esse vírus comporta no nosso meio, para que a gente possa tomar as medidas mais adequadas. ” explicou Helena.

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!

-Publicidade-