Brasileira processa empresa americana por lucrar com meme de foto da infância dela

Ela se tornou meme em 2015 quando publicou a foto no Twitter

Fabiana assegurou que não tomou o champanhe, a taça era de um dos adultos (Foto: Reprodução/ Twitter)

Os memes tomaram proporções inimagináveis. Não importa onde, eles estarão lá como resposta para qualquer situação. Mas agora, imagine seu rosto sendo coadjuvante de uma dessas brincadeiras, pense também em empresas tirando proveito disso e usando a sua imagem como estampa de uma coleção de roupas?

-Publicidade-

Pois bem, a carioca Fabiana Santoro entrou com uma ação contra uma empresa americana que está lucrando com uma foto pessoal sua. “Nunca me importei com as pessoas usarem minha foto como meme. Mas quando vi que estavam ganhando dinheiro com ela, isso me incomodou muito”, admitiu em entrevista para a BBC Brasil.

A tradução literal da frase é “suco de vadias estúpidas”. A camiseta está sendo comercializada por R$ 114 (Foto: Reprodução/ MermaidFreak)

Ela informou que entrou em contato com a loja online, mas não obteve nenhuma resposta. Entre uma pesquisa e outra, descobriu que as camisetas também estavam sendo comercializadas no Brasil. Desta vez, a empresa se prontificou em retirar do ar o produto e se desculpou. “Entrei em contato com a dona dessa loja, ela pediu desculpas e deixou de vender a roupa”, contou.

-Publicidade-
A empresa brasileira informou à BBC que não sabia que a situação tomaria essas proporções e retirou do ar todas as peças que tinham o rosto da carioca assim que foi notificada. “Vi a blusa sendo vendida na internet há alguns dias e colocamos à venda. Não imaginava que era de uma pessoa comum, que não era famosa. Pensei que fosse de uma atriz. Entendi a gravidade da situação, retirei a blusa e isso não voltará a acontecer.”
Joao Victor Priess, advogado da garota, afirmou que está analisando como procederá com o processo, mas acredita que vencerá a ação. “Ninguém pode usar a imagem de uma pessoa assim, mesmo que tenha viralizado. Estão lucrando em cima de uma foto sem ter autorização. Por isso, há grandes chances de êxito na causa”, informou ao canal BBC.

Mas e o meme?

A foto foi tirada pelo pai enquanto estavam em viagem (Foto: Reprodução/G1)

Em 2010, Fabiana viajou com a família para a Disney, em Orlando, nos Estados Unidos. Na época, ela tinha 10 anos e seu pai teria contratado uma limusine para levar todos para o hotel que se hospedariam.

No caminho, o pai da garota queria registrar o momento e pediu para que a filha se preparasse para algumas fotos. “Sempre fui uma criança alegre e brincalhona, por isso fiz várias poses”, disse. Até ai tudo bem, acontece que Fabiana compartilhou na sua conta do Twitter a foto em que ela aparece segurando uma taça de champanhe. “Muitas pessoas estavam postando fotos da infância, achei essa engraçada e compartilhei”, contou

Na foto, ela aparece com uma cara de deboche. Pronto, meme feito! A foto viralizou não só em terras brasileiras, o sucesso foi mundial. “Fiquei assustada quando vi estrangeiros usando o meme. Tomou uma proporção que pensei que não fosse tomar, mas achei maneiro”, complementou.

Leia também:

14 memes engraçados que mostram exatamente como é a vida com os filhos

Antes e depois: veja como estão as crianças dos memes mais famosos da internet

Ele cresceu: Menino que virou meme já tem 9 anos

-Publicidade-