Coronavírus: número de mortes no Brasil pode ser nove vezes maior segundo pesquisa

Observatório Covid-19 BR estuda as possibilidades de mudança na quantidade de mortes registradas, a partir de dados que não foram informados pelo governo. Entenda melhor na matéria!

Resumo da Notícia

  • Observatório Covid-19 BR pesquisa o número real de mortes por covid-19
  • O governo brasileiro apresentou falhas na contagem de pessoas
  • Pessoas que foram mortas e não tinham recebido o teste positivo dias depois
  • A pesquisa é feita por universitários brasileiros e do exterior
Número de mortes por covid-19 no Brasil pode ser nove vezes maior (Foto: Andressa Anholete/Getty Images)

De acordo com as últimas atualizações confirmadas pelo Ministério da Saúde, até agora foram registradas 2.141 mortes por coronavírus no Brasil, o que significa em uma taxa de mortalidade de 6,4%. No entanto de acordo com pesquisas feitas pelo Observatório Covid-19 BR, o número oficial de falecidos pode ser até nove vezes maior que o informado pelo governo.

-Publicidade-

Para entender essa possibilidade é necessário saber que existiu casos de pessoas infectadas que tiveram o teste registrado como positivo, em até dias após falecer. Por isso o Ministério da Saúde não consegue contar em tempo real se o responsável pela morte foi o novo vírus.

O estudo foi feito com dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde até a última quarta-feira (15), quando o país registrava 1.736 mortes. Com base neste número, o país já poderia ter entre 3.800 e 15.600 mortes, de acordo com o cálculo feito pelo UOL usando a análise do observatório.

-Publicidade-

De acordo com a UOL, esse levantamento apresenta a diferença no número de acordo com a demora no registro das mortes que foram testadas positivo para coronavírus e a entrada nas estáticas. O Observatório é dirigido por um grupo independente de pesquisadores de universidades referência no Brasil e no mundo.

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!