Coronavírus: pesquisadores brasileiros descobriram que a Covid-19 pode infectar neurônios humanos

Agora eles estão investigando como as células nervosas funcionam após serem infectadas pelo vírus

Resumo da Notícia

  • Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) fizeram uma descoberta
  • O estudo identificou que o vírus da Covid-19 pode infectar neurônios humanos
  • Os neurônios têm uma proteína conversora de angiotensina 2
  • Agora eles estão investigando como as células nervosas funcionam após serem infectadas pelo vírus
O vírus da Covid-19 pode infectar neurônios humanos (Foto: iStock)

Um Estudo realizado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e coordenado pelo professor do Instituto de Biologia Daniel Martins-de-Souza, identificou, por meio de cultura de células, que o vírus da Covid-19 pode infectar neurônios humanos.

-Publicidade-

Os pesquisadores descobriram que os neurônios têm uma proteína conversora de angiotensina 2, isto é, uma molécula à qual o vírus se conecta para invadir as células humanas. Agora eles estão investigando como as células nervosas funcionam após serem infectadas pelo vírus.

“Vamos comparar as proteínas e demais metabólitos presentes nas culturas celulares antes e após a infecção. A ideia é observar como o padrão das moléculas muda e, com base nessa informação, tentar contar a história de como o vírus atua no sistema nervoso central. Também estamos começando testes com astrócitos humanos e, em breve, saberemos se o vírus infecta essas células, que dão suporte ao funcionamento dos neurônios e são as mais abundantes do sistema nervoso central”, disse Daniel à Agência FAPESP.

-Publicidade-

-Publicidade-