Notícias

Dia D: vacinação contra sarampo e poliomielite acontece neste sábado

A Campanha do Ministério da Saúde vai até dia 31 de agosto

Marina Paschoal

Marina Paschoal ,Filha de Selma e Antônio Jorge

Guia de vacinação infantil

Foto: iStock

Neste sábado (18) acontece o dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e a poliomelite, promovida pelo Ministério da Saúde. A ação está acontecendo em 36 mil postos de saúde do Brasil e tem como principal objetivo o público de crianças de 1 a 5 anos. Então, caso você ainda não tenha levado seu filho, agora é a hora! E no caso da vacina contra sarampo, mesmo que ele já tenha as 2 doses, você pode vacinar uma terceira vez para uma maior proteção.

A intenção é vacinar mais de 11 milhões de crianças até o dia 31 de agosto, mas até agora apenas 1,8 milhão foram vacinadas, ou seja, nem 17% do grupo de risco. Sim, é preocupante pensar que mais de 84% das crianças ainda estão sem a cobertura.

Se o seu filho nunca tomou nenhuma dose para a poliomielite, ele receberá a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). Caso ele já tenha tomado uma ou mais doses, ele receberá a Vacina Oral Poliomielite (VOP), mais conhecida como a gotinha. Agora se for para sarampo, a dose usada será da vacina tríplice viral, mas a criança não pode ter tomado nenhuma vacina nos últimos 30 dias.

E não esquece que a injeção é contraindicada para gestantespessoas com baixa imunidade (causada por alguma doença ou medicação) e crianças expostas ou infectadas pelo vírus HIV. Se surgiu alguma dúvida sobre qual grupo você e seu filho se encaixam, converse com o médico da família.

A melhor opção é vacinar seu filho, sempre!

Algumas mães optam por não vacinar, se você é uma delas: os médicos afirmam que esta não é a melhor opção. Segundo Daniel Wagner, coordenador da infectologia clínica do Hospital da Criança, unidade do Jabaquara, filho de Silvia Margareth e Antônio Roberto (CRM: 118.838/SP), vacinar seu filho é um método de prevenção extrema