Filhos de dois pais ou duas mães serão uma realidade em 2 anos, dizem pesquisadores

Os óvulos e espermatozoides seriam células da pele dos pais transformadas em células-tronco

-Publicidade-

Cientistas da Universidade de Cambridge e do Weizmann Institute chegaram à conclusão de que é possível produzir embriões humanos usando óvulos e espermatozoides criados a partir da pele de adultos, mesmo que sejam do mesmo sexo. Isso mesmo! Dois pais e duas mães, segundo essa técnica, poderiam ter filhos biológicos.

A grande descoberta do estudo foi transformar as células já diferenciadas da pele em células-tronco (aquelas que podem virar qualquer tecido). “Nós conseguimos dar o primeiro e mais importante passo do processo, que é demonstrar que podemos gerar esse tipo de célula-tronco humana in vitro. Nós também descobrimos que as mutações epigenéticas, os erros celulares que ocorrem com a idade, são apagadas. Isso quer dizer que a célula é regenerada e volta a sua condição original, então, enquanto o resto das células do corpo envelheceram e contêm erros genéticos, essas feitas in vitro não”, disse Azim Surani, da Universidade de Cambridge, ao jornal britânico The Sunday Times.

-Publicidade-

Os pesquisadores acreditam que isso será possível em dois anos. Eles reconhecem que há uma questão ética importante em torno dessa descoberta, mas afirmam que é uma alternativa para casais que não conseguem ter filhos por problemas de fertilidade e também por casais gays.

-Publicidade-