Notícias

Hoje é celebrado o Ano Novo judaico, com mel, romãs e maçãs

Que esse ano seja doce!

Ana Beatriz Alves

Ana Beatriz Alves ,Filha de Maria de Fátima

rosh-hashanah-picture-id579220932

(Foto: istock)

Hoje, os judeus celebram a véspera do 5778º Ano Novo Judaico, quando os religiosos ortodoxos comemoram a criação de Adão e Eva e os laicos (não religiosos), o começo do ano econômico e do ciclo agrário.

A tradição do Rosh Hashaná, como chamam o Ano Novo, é desejar que o período seja doce, por isso não podem faltar mel e romãs, e que as pessoas continuem melhorando, por isso uma segunda fruta, a maçã – símbolo do pecado molhada em mel para aplacá-lo. Outra comida tradicional é o chalá agula, pão de trança redondo, que simboliza o ano que tem sempre um recomeço.

Monica Dreicer, mãe de Raisa e Hannah, explica que “mais que uma celebração, é uma tradição onde nos reunimos com toda a família para começarmos de forma doce o ano que está vindo, como um recomeço”.

Outra data celebrada pelos judeus é o Yom Kipur, o Dia do Perdão, que envolve uma profunda meditação sobre o passado. As pessoas pensam sobre o ano que se passou, sobre todos os acontecimentos e atitudes que foram boas ou que precisam ser melhoradas. A partir dessa reflexão pessoal, têm a chance de avaliar seus erros e se redimir diante de Deus.

 

Leia também:

Calculadora de Festa

8 dicas para organizar uma festa do pijama inesquecível 

Festa à moda antiga: Faça você mesmo!

 

 

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não