Notícias

Incêndio em hospital deixa 11 mortos no Rio de Janeiro

reprodução / Exame
reprodução / Exame

Publicado em 13/09/2019, às 06h55 - Atualizado às 07h09 por Cinthia Jardim, filha de Luzinete e Marco


(Foto: reprodução / Exame)

Na última quinta-feira, 12 de setembro, por volta das 18h30, o HospitalBadim, instituição particular, que fica no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro, pegou fogo. No momento do incêndio, haviam 103 pacientes internados e 224 funcionários trabalhando. A suspeita é de que tenha ocorrido um curto-circuito em um dos geradores do local.

No fim das noite, o Corpo de Bombeiros afirmou que as chamas foram controladas. Foram mandados ao hospital seis carros e dez ambulâncias da própria instituição para ajudar no socorro das vítimas. Na madrugada de hoje, 13 de setembro, as buscas por mortos foi encerrada, mas a maioria ainda não teve os nomes divulgados.

(Foto: reprodução / Estadão Conteúdo)

Uma fumaça preta e espessa foi vista de longe por quem morava na região e a evacuação dos pacientes do prédio começou antes mesmo do Corpo de Bombeiros chegar, fazendo uma brigada de incêndio no próprio estacionamento do hospital. “Desde o primeiro momento, a prioridade total foi socorrer os pacientes e funcionários e salvar vidas. Mais de 100 médicos foram mobilizados para dar assistência aos pacientes que estavam sendo socorridos.”, disse a nota enviada a imprensa.

Nesta manhã, o número de mortos subiu para 11 e apenas duas vítimasforam identificadas até o momento: Irene Freiras de Brito, de 84 anos, e Luzia dos Santos Melo, de 88. Em nota, o hospital afirmou que só poderá dar mais informações quando os  bombeiros finalizarem a vistoria do prédio e liberarem o acesso.

Motivo do incêndio

(Foto: reprodução / Estadão Conteúdo)

De acordo com o Hospital Badim, o local possui duas unidades: A antiga, que possui 19 anos e a mais recente, inaugurada ano passado. O incêndiofoi provocado por um curto-circuito em um dos geradores da primeira unidade, que começou no subsolo e espalhou a fumaça para os outros andares do prédio.

Os pacientes e funcionários improvisaram leitos na rua São Francisco Xavier, bloqueada para atender as vítimas. As pessoas que estavam no prédio antigo foram transferidas para o novo. “Todos os pacientesdo CTI 1 já foram retirados e estão recebendo os primeiros atendimentos na rua Arthur Menezes. Nesse momento, os pacientes do CTI 2, que tem 20 leitos, também estão sendo retirados”, informou o hospital”, informou o hospital à UOL

(Foto: reprodução / Estadão Conteúdo)

“Toda a direção do hospital Badim está empenhada em prestar os devidos socorros necessários aos pacientes, que estão sendo transferidos para o hospital Israelita Albert Sabin e para os hospitais da Rede D’Or, do qual o Badim é associado”, comunicou a instituição. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o hospital tinha todas as avaliações em dia para o funcionamento.

Abrigo em creche

Uma crechevizinha abrigou as vítimas que estavam na UTI. Em entrevista ao G1, o dono da escola disse foi necessário uma grande corrente de solidariedade para ajudar os pacientes: “A chefe da UTI do hospital, que é esposa do meu primo, me ligou pedindo que eu abrisse a creche, que eles iam evacuar a UTI, porque não tinha como os pacientes ficarem. Tinham oito crianças na hora, a gente estava aguardando os pais. De imediato a gente abriu a creche, colocou as crianças para o andar de cima e aí foi evacuada a UTI inteira para dentro da creche”, afirmou Darci Martins, dono da creche, ao veículo.

(Foto: reprodução / Estadão Conteúdo)

Vizinhos, médicos residentes, médicos de outros hospitais, vizinhos trazendo água, precisando se queria ajuda”, afirmou Jaqueline, mulher de Darci. Ela confirmou que muitas pessoas ajudaram nas doaçõese que tem recebido os mantimentos. Os funcionários da creche também foram ao local para prestar ajuda.

Nota oficial à imprensa:

“A Direção do Hospital Badim vem a público expressar seu profundo pesar em relação ao incêndio ocorrido na noite desta quinta-feira. Informamos que 103 pacientes estavam internados no hospital no momento do episódio. Imediatamente, a brigada de incêndio iniciou a evacuação do prédio, mesmo antes da chegada do Corpo de Bombeiros.

Desde o primeiro momento a prioridade total foi socorrer os pacientes e funcionários e salvar vidas. Mais de 100 médicos foram mobilizados para dar assistência aos pacientes que estavam sendo socorridos. Face a esse fato trágico, a solidariedade dos hospitais privados e das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde está garantindo que os pacientes sejam transferidos.

Para transmitir informações seguras, a Direção se manifestará novamente à medida em que o Corpo de Bombeiros terminar o seu trabalho e liberar o acesso ao prédio. O trabalho dos bombeiros continua e nos mantemos solidários às famílias, pacientes e funcionários envolvidos”.

Fique por dentro do conteúdo do YouTube da Pais&Filhos:

Leia mais:

Bebê de sete meses é salva por pitbull durante incêndio e a história é emocionante 

Veja o vídeo do momento em que mãe joga filha pela janela para salva-la de incêndio

Boa ação! Menina doa brinquedos para vizinhos que perderam tudo em incêndio


Palavras-chave
SaúdeNotícias

Leia também

Tadeu Schmidt - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Tadeu Schmidt expõe reação ao descobrir que a filha é queer: 'É decepcionante o que tenho a dizer'

Jogador do Corinthians - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Causa da morte de jovem após encontro com jogador do Corinthians vem à tona 2 meses depois

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia se pronuncia sobre atitude polêmica com babá da filha: "Não foi porque não quis"

Lucas Lima e Vi Bueno - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Professora de yoga faz desabafo após romance com Lucas Lima: 'É uma pessoa que eu não me relacionaria'

Andreas Richthofen vive isolado - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Vizinhos do irmão de Suzane Von Richthofen contam triste rotina do rapaz: "Precisa de ajuda"

Ricardo está sendo procurado - (Foto: Reprodução/PCDF)

Família

Professor estupra criança por 4 anos e foge ao ser descoberto pela mãe do menino

Rafa Justus - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Rafa Justus mostra em vídeo resultado da rinoplastia feita aos 14 anos

Anderson Leonardo, do Molejo, está internado em estado grave na luta contra o câncer - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Anderson Leonardo, do Molejo, está em estado gravíssimo: "Médicos estão reunidos com família"