Publicado em 13/09/2019, às 06h55 - Atualizado às 07h09 por Cinthia Jardim, filha de Luzinete e Marco
Na última quinta-feira, 12 de setembro, por volta das 18h30, o HospitalBadim, instituição particular, que fica no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro, pegou fogo. No momento do incêndio, haviam 103 pacientes internados e 224 funcionários trabalhando. A suspeita é de que tenha ocorrido um curto-circuito em um dos geradores do local.
No fim das noite, o Corpo de Bombeiros afirmou que as chamas foram controladas. Foram mandados ao hospital seis carros e dez ambulâncias da própria instituição para ajudar no socorro das vítimas. Na madrugada de hoje, 13 de setembro, as buscas por mortos foi encerrada, mas a maioria ainda não teve os nomes divulgados.
Uma fumaça preta e espessa foi vista de longe por quem morava na região e a evacuação dos pacientes do prédio começou antes mesmo do Corpo de Bombeiros chegar, fazendo uma brigada de incêndio no próprio estacionamento do hospital. “Desde o primeiro momento, a prioridade total foi socorrer os pacientes e funcionários e salvar vidas. Mais de 100 médicos foram mobilizados para dar assistência aos pacientes que estavam sendo socorridos.”, disse a nota enviada a imprensa.
Nesta manhã, o número de mortos subiu para 11 e apenas duas vítimasforam identificadas até o momento: Irene Freiras de Brito, de 84 anos, e Luzia dos Santos Melo, de 88. Em nota, o hospital afirmou que só poderá dar mais informações quando os bombeiros finalizarem a vistoria do prédio e liberarem o acesso.
Motivo do incêndio
De acordo com o Hospital Badim, o local possui duas unidades: A antiga, que possui 19 anos e a mais recente, inaugurada ano passado. O incêndiofoi provocado por um curto-circuito em um dos geradores da primeira unidade, que começou no subsolo e espalhou a fumaça para os outros andares do prédio.
Os pacientes e funcionários improvisaram leitos na rua São Francisco Xavier, bloqueada para atender as vítimas. As pessoas que estavam no prédio antigo foram transferidas para o novo. “Todos os pacientesdo CTI 1 já foram retirados e estão recebendo os primeiros atendimentos na rua Arthur Menezes. Nesse momento, os pacientes do CTI 2, que tem 20 leitos, também estão sendo retirados”, informou o hospital”, informou o hospital à UOL
“Toda a direção do hospital Badim está empenhada em prestar os devidos socorros necessários aos pacientes, que estão sendo transferidos para o hospital Israelita Albert Sabin e para os hospitais da Rede D’Or, do qual o Badim é associado”, comunicou a instituição. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o hospital tinha todas as avaliações em dia para o funcionamento.
Abrigo em creche
Uma crechevizinha abrigou as vítimas que estavam na UTI. Em entrevista ao G1, o dono da escola disse foi necessário uma grande corrente de solidariedade para ajudar os pacientes: “A chefe da UTI do hospital, que é esposa do meu primo, me ligou pedindo que eu abrisse a creche, que eles iam evacuar a UTI, porque não tinha como os pacientes ficarem. Tinham oito crianças na hora, a gente estava aguardando os pais. De imediato a gente abriu a creche, colocou as crianças para o andar de cima e aí foi evacuada a UTI inteira para dentro da creche”, afirmou Darci Martins, dono da creche, ao veículo.
Vizinhos, médicos residentes, médicos de outros hospitais, vizinhos trazendo água, precisando se queria ajuda”, afirmou Jaqueline, mulher de Darci. Ela confirmou que muitas pessoas ajudaram nas doaçõese que tem recebido os mantimentos. Os funcionários da creche também foram ao local para prestar ajuda.
Nota oficial à imprensa:
“A Direção do Hospital Badim vem a público expressar seu profundo pesar em relação ao incêndio ocorrido na noite desta quinta-feira. Informamos que 103 pacientes estavam internados no hospital no momento do episódio. Imediatamente, a brigada de incêndio iniciou a evacuação do prédio, mesmo antes da chegada do Corpo de Bombeiros.
Desde o primeiro momento a prioridade total foi socorrer os pacientes e funcionários e salvar vidas. Mais de 100 médicos foram mobilizados para dar assistência aos pacientes que estavam sendo socorridos. Face a esse fato trágico, a solidariedade dos hospitais privados e das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde está garantindo que os pacientes sejam transferidos.
Para transmitir informações seguras, a Direção se manifestará novamente à medida em que o Corpo de Bombeiros terminar o seu trabalho e liberar o acesso ao prédio. O trabalho dos bombeiros continua e nos mantemos solidários às famílias, pacientes e funcionários envolvidos”.
Fique por dentro do conteúdo do YouTube da Pais&Filhos:
Leia mais:
Bebê de sete meses é salva por pitbull durante incêndio e a história é emocionante
Veja o vídeo do momento em que mãe joga filha pela janela para salva-la de incêndio
Boa ação! Menina doa brinquedos para vizinhos que perderam tudo em incêndio
Família
Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"
Família
Junior diz que marca hora para ter relações sexuais e explica o motivo
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Ele cresceu! 🥰
Filho de Giovanna Antonelli e Murilo Benício se torna modelo e prova que a beleza é de família
Família
Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli
Família
Grávida de 4 meses, Fernanda Paes Leme agita seguidores com lindo momento em família
Família
Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação.”
Criança
Dia do cabelo maluco: mãe viraliza ao fazer penteado inspirado em um desenho infantil