Notícias

Inmetro proíbe mamadeiras e chupetas customizadas

Chupeta customizada

Publicado em 16/10/2015, às 07h13 - Atualizado às 07h14 por Redação Pais&Filhos


Chupeta customizada

O Inmetro, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e tecnologia, publicou ontem uma resolução de aplicação imediata que proíbe a produção, importação, distribuição e comercialização de chupetas e mamadeiras customizadas. Paulo Coscarelli, assessor da Diretoria de Avaliação da Conformidade do instituto, informou que as fiscalizações já começam essa semana e os principais alvos são as feiras de bebês e gestantes que acontecem pelo país, onde esse tipo de produto é bastante vendido.

“É preciso conscientizar os adultos dos riscos desse tipo de produto. Entre os principais deles está o de engasmamento ou ingestão de acessórios como cristais, que podem se alojar no sistema intestinal do bebê, além da intoxicação”, diz Paulo Coscarelli. Ele também chama a atenção para outro problema: muitas empresas aplicam glitter, pedrinhas, adesivos e todo tipo de material nas chupetas e mamadeiras e depois as devolvem para a embalagem original, que tem o selo do Inmetro. Ou seja, é uma forma de induzir mães e pais ao erro, achando que o produto é realmente seguro.

“O uso indevido do nome das marcas de fabricantes de chupetas e mamadeiras, assim como dos cristais já tem causado movimentação das empresas. Há muitos sites vendendo esses produtos e também tantos outros alertando para os riscos”, completou o assessor. O pediatra Claudio Len, pai de Fernando, Beatriz e Silvia, concorda com a medida como uma forma de prevenir possíveis acidentes, como crianças engasgadas ou até sufocadas. “É uma forma bastante válida de prevenção. O mais importante é a proteção das crianças, não a beleza da chupeta”, diz o especialista.

Mamdeira customizada

Apesar disso, não há registros no banco de dados do Inmetro de acidentes causados por causa dos cristais ou adesivos, por isso a resolução é vista como uma medida preventiva acompanhando os procedimentos usados nos Estados Unidos e Europa. Os produtos que ainda estão em circulação serão apreendidos e os comerciantes serão punidos. “Não há controle sobre o tipo de tintas e colas usadas para fazer essa customização. Não se pode priorizar a estética. O mais importante é a segurança. As crianças não são bonecos e, em muitos casos, estamos falando de bebês de dias”, concluiu Paulo Coscarelli.


Palavras-chave

Leia também

Kate Middleton - (Foto: Reprodução/Getty Images)

Família

Após polêmicas, Kate Middleton é substituída por outra mulher em evento real

Bernardo completou 10 anos - Reprodução/Instagram

Criança

Mãe do filho de Cristiano Araújo desabafa sobre dificuldade em arcar com as despesas da criança

Mãe dá o nome “picles” para a filha e viraliza no TikTok - Reprodução TikTok

Bebês

“Ela não vai te perdoar”: mãe coloca nome de vegetal na filha e recebe críticas nas redes sociais

O filho de Bárbara estava chorando muito por causa das cólicas (Foto: Reprodução /

Família

Mãe recebe bilhete bem diferente de vizinha após choro do filho

Mulher acredita que viu um “eco do futuro” em foto - Kennedy News and Media

Criança

Mãe se assusta com aparição misteriosa em foto antiga da filha

Vicky - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Filha de Roberto Justus estreia como modelo aos 3 anos: "Minha estrela"

Gabi Luthai estava grávida de gêmeos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Téo Teló e Gabi Luthai escolhem nome curto e com forte significado para o primeiro filho

Kate Middleton - (Foto: Reprodução/Getty Images)

Família

Irmão da princesa Diana fala sobre 'sumiço' de Kate Middleton: 'Me preocupo com a verdade'