Notícias

Menina de 3 anos é levada para Holanda depois da mãe ter sido acusada de sequestro

A mãe e a menina - Reprodução / Folha
Reprodução / Folha

Publicado em 07/10/2019, às 11h05 por Redação Pais&Filhos


A mãe e a menina (Foto: Reprodução / Folha)

Uma menina de 3 anos foi surpreendida com a visita de agentes da Polícia Federal e oficiais de Justiça na creche que frequentava, em Vitória, no Espírito Santo. A menina foi levada à Holanda em 16 de setembro, depois da decisão da Justiça. Ela nem teve tempo de se despedir da mãe.

A criança estava no meio de uma briga judicial entre os pais, Ana Maria Monteiro e Steffen Bayer, um alemão que viv na Holanda. O ex-casal está passando por um divórcio litigioso, e o pai entrou com pedido de restituição da guarda da filha depois da mulher e a filha viajarem de fériaspara o Brasil, com a autorização mas não retornarem.

A sentença da 5 ª Vara Federal Cível de Vitória determinou que a menina voltasse à Europa em cumprimento à Convenção de Haia, um tratado internacional ratificado pelo Brasil desde 2001. Segundo a Folha de S.Paulo, a mãe alega que a juíza não quis ouvi-lá, não ofereceu acordo e nem pediu perícia psicossocial da criança.

Ana disse que tinha passagem de volta para a Holanda no início de fevereiro de 2018, mas que antes disso teve forte dores no peito, falta de ar e vômito e acabou sendo levada para um pronto-socorro. Pelo risco de ter um infarto, ela foi orientada a não viajar e fazer mais exames.

Então, a mãe enviou ao tribunal holandês os laudos de três cardiologistas dizendo que estava sob suspeita de doença cardíaca e a audiência do divórcio foi remarcada para junho. Mas em abril, o ex-marido a denunciou por sequestro internacional. “Eu não vim com intenção de ficar no Brasil nem de separar minha filha do pai, mas tomei essa decisão por conta da acusação e do pedido de guarda unilateral [feita por Beyer na Holanda]”, disse a mulher à Folha.

Ela nem conseguiu dar tchau para a menina. “A sentença foi cruel e sigilosa. Determinou que a busca e apreensão fosse feita na creche, e a direção só pôde me comunicar quando ela já estava no aeroporto. Eu não sabia qual era o voo, a companhia aérea nem o horário. Trataram minha filha de três anos como um objeto, um pacote a ser despachado”, contou.

A defesa do alemão afirma que não existe nenhum registro de ocorrência que impeça a mãe de voltar ao país europeu nem que a coloque em risco de ficar presa. Afirmam ainda que ela infringiu uma norma internacional ao reter a criança ilegalmente no Brasil quando houve uma decisão na Holanda de guarda compartilhada. Ou seja, ela pode ter de responder o processo lá, mesmo que não seja presa.

“Ele me coagia, me intimidava, sabia que eu estava sozinha e mal falava a língua do país [onde viviam]. Era uma tortura psicológica e financeira, porque ele tem muito dinheiro”, disse o que aconteceu depois do divórcio dos dois.

A guarda definitiva da criança ainda não foi decidida. E desde que a menina foi para Holanda, a mulher só conseguiu falar com ela três vezes. “A primeira coisa que ela me falou foi ‘mamãe, vem me buscar’. Na nossa segunda ligação, ela perguntou ‘mamãe por que você não tá aqui?’ e nessa última um ‘mamãe queria que você viesse aqui’. Minha filha está triste, abatida, chorosa”, afirmou.

Leia também:

Vídeo que mostra o momento em que criança é sequestrada choca a internet

Relato de mãe: “Minha filha recém-nascida foi sequestrada e vendida por 600 reais”

Mãe sequestra a filha após perder a guarda e pai fica desesperado

Fique por dentro do conteúdo do YouTube da Pais&Filhos:


Leia também

Tadeu Schmidt - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Tadeu Schmidt expõe reação ao descobrir que a filha é queer: 'É decepcionante o que tenho a dizer'

Jogador do Corinthians - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Causa da morte de jovem após encontro com jogador do Corinthians vem à tona 2 meses depois

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Andreas Richthofen vive isolado - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Vizinhos do irmão de Suzane Von Richthofen contam triste rotina do rapaz: "Precisa de ajuda"

Ricardo está sendo procurado - (Foto: Reprodução/PCDF)

Família

Professor estupra criança por 4 anos e foge ao ser descoberto pela mãe do menino

Rafa Justus - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Rafa Justus mostra em vídeo resultado da rinoplastia feita aos 14 anos

Alexandre Correa - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Alexandre Correa se muda para apartamento em que irmã de Ana Hickmann morava

Neymar e Bruna Marquezine foram ao aniversário de Anitta em Miami - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Neymar reencontra Bruna Marquezine em festa de Anitta sem Bruna Biancardi: saiba como foi