Menina de 6 anos engole moeda após brincadeira: “Pode ter uma parada respiratória”

Ashley Lavínia Linhares está há dois dias sem comer e segue internada no Pronto Socorro Dr. Matheus Santamaria

A Ashley (Foto: Reprodução / G1)

Ashley Lavínia Linhares, de seis anos, engoliu uma moeda de R$ 0,50 centavos enquanto brincava de colocar o objeto na boca. A menina, que mora no Guarujá, litoral de São Paulo, está à espera de uma transferência para um hospital que realize exame de endoscopia, pois a moeda se encontra entalada no esôfago da criança.

-Publicidade-

Em entrevista ao G1, o tio de Ashley revelou que a menina está internada no Pronto Socorro Dr. Matheus Santamaria, conhecido como Pam da Rodoviária, desde a última quinta-feira, 29 de agosto. “Ela não reclama de dor, mas não para de cuspir. Ela não consegue engolir a saliva e está há dois dias sem comer nem beber. Se ela comer pode dar uma parada respiratória”, disse o desempregado Luiz Carlos Ribeiro, de 20 anos.

De acordo com Luiz, os médicos afirmaram que a menina precisa fazer a endoscopia, porém o hospital não faz esse exame e então, ela precisa ser transferia com urgência para outra unidade. “A qualquer momento a moeda pode virar, ela se sufocar e morrer”, lamentou.

-Publicidade-

Ele continuou dizendo ao G1, que Ashley engoliu a moeda na última quarta-feira, 28 de agosto, porém só contou à família no dia seguinte. “Ela estava brincando com a moeda, colocou na boca e esqueceu. Quando foi ver tinha engolido”, disse Luiz.

A menina chegou a explicar que não contou para a família antes pois ficou com medo. Ashley foi levada ao hospital às pressas e realizou um exame de raio-x, onde os médicos descobriram que a moeda estava presa no esôfago.

Em nota, a prefeitura do Guarujá disse que o quadro da criança é estável e, o hospital já pediu a transferência da menina para a Santa Casa de Santos.

A moeda está presa no esôfago (Foto: Reprodução / G1)

Leia também:

-Publicidade-