Notícias

Menina de dois anos fica entre a vida e a morte após beber leite em excesso e mãe faz alerta

Mia era uma criança saudável (Foto: reprodução/
Mia era uma criança saudável (Foto: reprodução/

Publicado em 13/11/2019, às 06h04 - Atualizado às 06h18 por Nathalia Lopes, Filha de Márcia e Toninho


Mia era uma criança saudável (Foto: reprodução/Facebook)

Introduzir um alimento para as crianças pode ser uma missão um tanto quanto complicada e por isso, quando esses pais descobriram que a filha deles gostava muito de tomar leite de vaca, começaram a dar mamadeiras para Mia, de apenas dois anos, toda vez que ela pedia.

Anastacia e Mario Gencarelli só não sabiam que existia um perigo na quantidade de leite ingerido pela criança. Em uma publicação no Facebook, a mãe desesperada decidiu usar a história dela para deixar outros pais em alerta. Ela começa contando que Mia chegava a tomar de quatro a seis mamadeiras, com leite de vaca, por dia.

É claro que a menina se alimentava de outras coisas, Anastacia disse que garantia que a dieta fosse bem equilibrada e que só davam tanto leite porque realmente a menina gostava e pedia. E tudo seguia normalmente até que um dia, Mia acordou letárgica, com febree muito sonolenta. Anastacia e Mario Gencarelli correram para o hospital.

“Nós não ficamos mais do que cinco minutos na sala de espera quando uma enfermeira viu meu marido impaciente com nossa filha bem molinha no colo dele. A enfermeira veio correndo e disse: ‘eu não quero saber quanto tempo vocês estão aqui, sua filha vem comigo’. Nós não passamos nem pela triagem e nem pela abertura da ficha. A enfermeira nos levou direito para uma sala e de repente seis enfermeiras e dois médicos vieram em cima da minha filha”, começa ela.

Essa mãe nunca mais vai esquecer o que foi preciso para conseguir coletar o exame de sangue e fazer os acessos intravenosos para medicação e transfusão de sangue. “Minha menininha precisou passar por uma série de exames de sangue e uma transfusão de sangue completa para restaurar seus níveis de ferro. Ela ainda não está totalmente salva, ela vai precisar de suplemento de ferro e só poderá beber duas mamadeiras de leite de vaca por dia. Ela quase morreu! O que eu posso dizer aos outros pais é: confie nos seus instintos e saiba que anemia do leite existe!”.

Essa menina quase morreu por tomar muito leite (Foto: reprodução/Fecebook)

Depois de muita espera e sofrimentos, uma enfermeira veio até o casal e explicou o que havia acontecido. “Já ouviu falar sobre como dar muita água pode prejudicar os bebês? Pois é, muito leite também pode prejudicá-los! Leite de vaca em excesso tira o ferro do organismo e é ferro que faz o sangue, sem ferro, sem sangue”.

Anemia do leite 

Mia estava com a anemiado leite. E isso pode ser realmente muito sério. Aqui no Brasil, o portal que publica estudos médicos, o Scielo, tem algumas pesquisas sobre esse assunto. Uma delas é a das nutricionista pediatras Maria Oliveira e Mônica Osório.

Elas queriam revisar os aspectos do consumo de leite de vaca associados à anemia na infância e descobriram que: “Até os 6 meses de idade, o leite materno supre as necessidades de ferro das crianças nascidas a termo. A partir daí, torna-se necessária a ingestão de uma alimentação complementar rica em ferro. A introdução precoce ou a substituição do leite materno por leite de vaca pode ocasionar problemas gastrintestinais e alérgicos. Além disso, esse alimento apresenta baixa biodisponibilidade e densidade de ferro, excesso de proteínas e minerais, especialmente cálcio, interferindo na absorção do ferro de outros alimentos, e associa-se às micro-hemorragias intestinais, principalmente nas crianças menores“.

Por conclusão, elas explicam na pesquisa que: “A utilização do leite de vaca em detrimento de outros alimentos ricos em ferro biodisponível constitui um risco para o desenvolvimento da anemia. O estímulo ao aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida e sua continuidade até pelo menos 24 meses, juntamente com uma dieta complementar rica em ferro são medidas de grande importância para a prevenção da anemia e de suas conseqüências na infância“.

Leia também: 

Estudo prova que o leite materno tem uma substância especial à noite

Leite de vaca x Fórmula infantil

Menino de 1 ano tem alergia a leite e pai tem atitude incrível para ajudar o filho


Leia também

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Amanda Kimberlly confirma gravidez - (Foto: reprodução/Instagram)

Gravidez

Suposta mãe do 3º filho de Neymar confirma gravidez nas redes sociais

Alok faz anúncio em vídeo no Instagram - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Alok compartilha vídeo em família para anunciar: "Agora somos 6"

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Graciele Lacerda fala sobre chegada de filho com Zezé di Camargo - Reprodução/Instagram

Família

Graciele Lacerda fala sobre chegada de filho com Zezé di Camargo

Davi, do BBB 24, justifica preferência por ser pai de menino e seguidores criticam - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Davi explica detalhes do fim de relacionamento com Mani: "Fiquei em estado de choque"