Publicado em 06/08/2015, às 07h05 - Atualizado às 07h55 por Redação Pais&Filhos
O Ministério da Educação (MEC) apresentou ontem o resultado por escola do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. A prova, que foi realizada no segundo semestre do ano passado, é uma das variantes que muitos pais usam na hora de escolher onde matricular o filho, principalmente porque o Enem é válido como vestibular para muitas Universidades Federais do Brasil.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foi responsável por essa divulgação na manhã de ontem. São 15.640 escolas de todo o país classificadas de acordo com o desempenho dos alunos. A média geral das escolas não é mais apresentada em formato de ranking, para evitar comparações entre as escolas. Especialistas garantem que o resultado do Enem isoladamente não pode definir a qualidade de uma escola, existem outros elementos que precisam ser considerados, como a linha pedagógica, por exemplo.
“O pai não pode só olhar o ranking puro do Enem ao matricular o filho na escola”, disse o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro em declaração oficial. “Nós queremos dar os dados do Enem, mas mostrar que não são absolutos, podem ser interpretados de formas diferentes”, ressaltou o ministro.
De olho no ranking
A principal diferença que se nota na comparação dos resultados é a classificação das escolas particulares em relação às escolas públicas. Só 93 escolas públicas entraram no ranking das mil com as melhores notas, o que equivale a menos de 10% do total. Mas esse número vem aumentando: em 2013, foram apenas 78 escolas públicas na lista.
A região Sudeste do país é a que mais se destaca nas notas. O estado de São Paulo, por exemplo, tem 5 das 20 escolas com melhores classificações, todas elas particulares ou federais. Os estados da região Norte e da região Sul do país não aparecem entre as 20 melhores. Outro dado interessante: as escolas co menor número de alunos têm melhor desempenho na prova, ou seja, as turmas são menores e em muitas delas os alunos são separados de acordo com o desempenho. Na edição de 2014 da prova, nenhuma das 20 escolas com melhor desempenho é pública.
O presidente do Inep, Chico Soares, afirmou que a realidade brasileira é de escolas muito diferentes entre si: “As escolas de Ensino Médio brasileiras formam um conjunto muito heterogêneo, principalmente em relação às características socioeconômicas de seus estudantes, e esses fatores precisam ser levados em consideração”, disse ele. De acordo com o ministro da Educação, não é apenas a qualidade da escola e dos professores que influenciam na nota do Enem, mas também a realidade social e econômica do aluno que faz a prova.
Para saber mais sobre o desempenho de cada uma das escolas, acesse o Portal do INEP ou confira a lista para download aqui. Mas antes, veja a legenda que fizemos para você saber o desempenho das escolas em cada uma das áreas do conhecimento avaliadas pelo Enem:
Família
“Meu pai tinha vergonha, mas eu amo ser brasileiro”, disse filho de viúva do Elvis Presley
Ele cresceu! 🥰
Filho de Giovanna Antonelli e Murilo Benício se torna modelo e prova que a beleza é de família
Família
Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação.”
Bebês
Fernanda Vasconcellos posta foto linda amamentando o filho e olho do bebê chama a atenção
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Mavie faz 1 mês de vida! 👶
Bruna Biancardi comemora 1º mês da filha e não cita Neymar: "Que seja só o começo"
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil