Notícias

Mitos e verdades sobre parar de fumar

O bebê é exposto na fumaça do cigarro ainda no útero - reprodução / Getty Images
reprodução / Getty Images

Publicado em 29/08/2013, às 15h25 - Atualizado em 16/07/2021, às 07h01 por Redação Pais&Filhos


O tabagismo é um problema que atinge milhares de brasileiros: cerca de 200 mil pessoas morrem anualmente por problemas decorrentes do consumo de cigarros. E, além disso, quem convive com os fumantes também está correndo riscos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) constatou que metade das crianças do mundo, cerca de 700 milhões, está exposta à fumaça do cigarro dentro de sua própria casa.

Segundo a (OMS), cerca de cinco milhões de pessoas morrem por ano em decorrência de doenças ligadas ao tabagismo. Estima-se que se o consumo de produtos como cigarros, charutos e cachimbos não diminuir, esse número aumentará para 10 milhões de mortes anuais até o ano de 2030.

No Dia Nacional de Combate ao Fumo, 28 de agosto, o pneumologista Dr. Roberto Rodrigues Júnior, do Lavoisier Medicina Diagnóstica, fala sobre 10 mitos e verdades sobre parar de fumar.

1 – Se você já está doente, tirar o prazer de fumar não vai te fazer bem.

Mito. “Parar de fumar sempre faz bem”, diz o pneumologista Roberto. Ele explica que quando a pessoa larga o vício, recupera alguns anos perdidos e ganha muito em qualidade de vida. Quando a pessoa já está doente, parar de fumar auxilia na recuperação.

2 – Só não para de fumar quem não quer.

Mito. “Algumas pessoas acreditam que só fuma quem não tenta parar, mas não é verdade”. O tabagismo é considerado uma doença e causa uma dependência séria pelo uso da nicotina, que é uma droga altamente viciante.

3 – O pulmão volta ao normal quando o vício acaba.

Mito. “O pulmão não se regenera”, explica o pneumologista. Porém, as defesas do órgão não ficam mais inibidas e começam a agir no organismo. Segundo Dr. Roberto, “quem para de fumar tem mais tosse do que os que ainda fumam” porque o corpo quer limpar a “sujeira”.

4 – Parar de fumar deixa a pessoa mais nervosa.

Verdade. Dr. Roberto conta que a nicotina aumenta o poder de concentração e, ao ser tragada, faz com o cérebro libere serotonina. É isso que dá a sensação de prazer aos fumantes. Porém, ela é momentânea. O médico aconselha a quem deseja parar de fumar que o paciente busque outras formas de liberar a substância, como a prática de esportes, por exemplo.

5 – Parar de fumar é um caminho a ser percorrido sozinho.

Em termos. A decisão de parar de fumar deve ser tomada pelo tabagista, porém é muito mais difícil parar sozinho. Para o pneumologista, “é preciso acompanhamento médico”. Com ajuda profissional e técnicas já testadas, é mais fácil acabar com o vício.

6 – Cigarro é mais viciante que maconha.

Verdade. Não existem comprovações, ambas são drogas que reagem diferentemente no organismo. No entanto, a venda do cigarro de tabaco é legalizada, portanto a droga é mais acessível.

7 – Os cigarros com filtro light, de sabor e de cravo são menos prejudiciais.

Mito. “Todas as diferentes linhas de cigarro são prejudiciais”, diz o médico. Alguns cigarros têm menor concentração de nicotina e as pessoas acabam fumando em maior quantidade para suprir o vício.

8 – Só se para de fumar quando o vício é substituído por outro.

Mito. Segundo o pneumologista, a substituição é apenas uma das técnicas para parar de fumar. “Os tabagistas podem trocar um vício ruim por um que faz bem como, por exemplo, a prática de exercícios”, conclui.

9 – As pessoas engordam quando param de fumar.

Em termos. Nem todas as pessoas engordam quando param de fumar. O que acontece é que, ao acabar com o vício do tabagismo, os cinco sentidos ficam mais aguçados e os ex-fumantes sentem mais cheiros e sabores, o que aumenta o desejo de comer mais.

10 – Parar de fumar tem que ser de uma vez só.

Em termos. É possível parar gradativamente. “Existem táticas e planos para alcançar o objetivo envolvendo o uso de outras drogas que funcionam aos poucos”, sugere o médico. Adesivos, gomas de mascar e alguns princípios ativos agem como a nicotina e podem retirar a fissura por cigarro aos poucos.


Palavras-chave
Matérias

Leia também

Tadeu Schmidt - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Tadeu Schmidt expõe reação ao descobrir que a filha é queer: 'É decepcionante o que tenho a dizer'

Jogador do Corinthians - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Causa da morte de jovem após encontro com jogador do Corinthians vem à tona 2 meses depois

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia se pronuncia sobre atitude polêmica com babá da filha: "Não foi porque não quis"

Ricardo está sendo procurado - (Foto: Reprodução/PCDF)

Família

Professor estupra criança por 4 anos e foge ao ser descoberto pela mãe do menino

Andreas Richthofen vive isolado - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Vizinhos do irmão de Suzane Von Richthofen contam triste rotina do rapaz: "Precisa de ajuda"

Molejo - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Molejo pede orações após revelar estado de Anderson Leonardo: "Para Deus nada é impossível"

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Rafa Justus - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Rafa Justus mostra em vídeo resultado da rinoplastia feita aos 14 anos