Notícias

O racismo acontece todos os dias

Imagem O racismo acontece todos os dias

Publicado em 01/04/2015, às 16h25 - Atualizado em 24/06/2015, às 12h12 por Redação Pais&Filhos


“Até pouco tempo ele adorava sua cor, agora já sabe que algumas pessoas não gostam”. Um jeito horrível de acabar com a inocência de uma criança e mostrá-la que o racismo existe, ainda, por incrível que pareça! Quem disse a frase acima, em entrevista à Pais&Filhos, foi a assistente social Ednilce Duran, referindo-se ao filho Lucas, de 8 anos, que foi expulso da frente de uma loja na Rua Oscar Freire, em São Paulo, depois que a funcionária achou que ele estava ali vendendo coisas. “O meu filho e eu fomos expulsos da frente desta loja enquanto eu fazia uma ligação porque, em certos lugares em São Paulo, a pele do seu filho não pode ter a cor errada”, escreveu o pai, o americano Jonathan Duran, no último sábado no Facebook.

Leia também: Branco, preto, caboclo, índio, amarelo… a lista de tonalidades da pele do brasileiro é extensa. Ainda assim existe racismo e a gente não sabe lidar 

Depois da enorme repercussão, a marca Animale, de onde o menino foi expulso, se manifestou, escrevendo: “somos uma empresa que repudia qualquer atitude de discriminação e preconceito”. A resposta não agradou o pai da criança, que respondeu: “Estou fazendo tudo isso para promover a mudança social para meu filho e todas as crianças terem um futuro melhor. Ainda não vejo vocês contribuindo para isso.”

Outros episódios

Segundo a mãe, Ednilce, não é a primeira vez que isso acontece com a família. “Há alguns meses, num shopping, o meu marido olhava uma vitrine, enquanto eu entrei numa agência bancária. O Lucas estava com um joguinho na mão e sentou no chão, no corredor, para jogar. Ele estava no meu campo de visão e no do Jonathan… O segurança se aproximou e o mandou sair. Ele correu até o Jonathan e o segurança foi embora”. Ednilce se pergunta se aconteceria a mesma coisa com uma criança branca ou se, nesse caso, em vez de expulsar o menino, o segurança teria ficado preocupado em vê-lo sozinho. “Tudo é muito sutil e velado”, desabafa a mãe.

No episódio mais recente, Lucas ficou assustado com a abordagem, mas não entendeu o motivo. Ednilce pretende prepará-lo para esse tipo de situação. Como? “Espero estar atenta e aproveitar situações cotidianas”. Quando Lucas percebeu que algumas pessoas não gostam de sua cor de pele, ela tentou explicar que gosto é algo pessoal. “Quando isso virar hostilidade, a conversa vai ser outra. Crescer dói, ele vai passar por essa dor, estaremos do lado dele”, diz a mãe. O racismo está aí, infelizmente, e é triste mostrar essa realidade às crianças. “Lucas é muito lindo e até quando as pessoas elogiam, às vezes vem com um toque racista, como se uma criança negra bonita fosse algo exótico e fora do padrão”.

Leia também: Menina de 8 anos é exemplo de luta contra preconceito 

Mais comum do que a gente imagina

Como disse Jonathan em seu Facebook, esses casos ganham repercussão quando acontecem com famílias de classe média-alta ou quando pelo menos um dos pais é estrangeiro, que é seu caso. E as outras histórias que acontecem todos os dias?

O pai fez questão de difundir a história para que as pessoas fiquem mais conscientes – se cada um fizer a sua parte, talvez a gente consiga promover mudanças. Se você já passou por uma situação como essa, conte aqui nos comentários! Queremos saber e divulgar!

“Não importa quantas vezes você lê sobre esses casos de racismo, nada te prepara para o choque quando acontece com seu filho”, Jonathan Duran.


Palavras-chave
Entrevistas

Leia também

Kate Middleton - (Foto: Reprodução/Getty Images)

Família

Após polêmicas, Kate Middleton é substituída por outra mulher em evento real

Bernardo completou 10 anos - Reprodução/Instagram

Criança

Mãe do filho de Cristiano Araújo desabafa sobre dificuldade em arcar com as despesas da criança

Mãe dá o nome “picles” para a filha e viraliza no TikTok - Reprodução TikTok

Bebês

“Ela não vai te perdoar”: mãe coloca nome de vegetal na filha e recebe críticas nas redes sociais

O filho de Bárbara estava chorando muito por causa das cólicas (Foto: Reprodução /

Família

Mãe recebe bilhete bem diferente de vizinha após choro do filho

Mulher acredita que viu um “eco do futuro” em foto - Kennedy News and Media

Criança

Mãe se assusta com aparição misteriosa em foto antiga da filha

Vicky - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Filha de Roberto Justus estreia como modelo aos 3 anos: "Minha estrela"

Gabi Luthai estava grávida de gêmeos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Téo Teló e Gabi Luthai escolhem nome curto e com forte significado para o primeiro filho

(Foto: Reprodução/Instagram) - (Foto: Reprodução/Instagram)

Bebês

Mavie usa maiô de grife em passeio à praia com Neymar: "O preço é maior que meu salário"