Notícias

Pais mais felizes têm quatro ou mais filhos, diz estudo

A constatação foi feita por um novo estudo de uma universidade australiana

A REDAÇÃO PAIS&FILHOS

quatro ou mais filhos

Pode parecer brincadeira, mas é o resultado real de um estudo da Universidade Edith Cowan, na Austrália. Como isso pode ser verdade? Mesmo pais com apenas um filho têm muito trabalho e momentos estressantes (e alegrias também, é claro). Então, quatro crianças não poderiam tonar a vida dos pais mais felizes, certo?

Bem… de acordo com a Dra. Bronwyn Harman, da escola de psicologia e ciência social da Edith Cowan, isto é possível. Ela passou cinco anos estudando que tipos de famílias são mais felizes, entrevistando centenas de pais de diferentes famílias para medir resiliência, apoio social, autoestima e satisfação com a vida.

Ela esperava que os pais com mais filhos fossem menos felizes, mas surpreendentemente descobriu que o oposto é verdade: a felicidade dos pais estaria relacionada ao esforço que eles fazem para a família crescer. “Os pais geralmente dizem que querem uma família grande, que foi planejado e foi um estilo de vida que eles escolheram”, afirmou.

Apesar de famílias grandes serem mais caóticas e terem mais despesas que as menores, a pesquisa mostrou que estas questões eram balanceadas pela alegria que ter mais filhos trazia. Moral da história? Não tenha tantos filhos, a menos que você realmente queira, achando que isso vai te fazer mais feliz. Só funciona que você já tinha vontade de ter uma família grande.

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não