Professor fica online por 24h e a causa é genial

O canal de YouTube “Física Marginal” existe há mais de 10 anos e tem quase 22 mil inscritos

Idelfranio à esquerda e Iberê Thenório à direita do canal Manual do Mundo (Foto: reprodução / Instagram)

O professor cearense, Idelfranio Moreira, resolveu ensinar física de maneiras muito criativas, que vão desde os passos de dança de Michael Jackson, até passar 24h online na internet pelo canal de Youtube “Física Marginal”, que está no ar há mais de 10 anos. A ideia de ter um espaço dele na internet foi poder ensinar coisas que iam além das matérias dadas na sala de aula: “Foi uma libertação falar de física que não fosse para cair na prova”, disse em entrevista ao portal R7.

-Publicidade-

Idelfranio é autodidata e despertou a curiosidade por engrenagens ao ver o pai, que é relojoeiro, trabalhar todos os dias. Ele contou também que quem o ajudava a aprender sozinho era a mãe: “Quando concluí o ensino médio, já lecionava, fui para a universidade, passei um dia por lá e nunca mais voltei”, começando assim sua carreira como professor.

(Foto: reprodução / Instagram)

Um dos momentos mais libertadores para o cearense foi poder mostrar que a física está presente nas pequenas coisas do dia a dia, e que as pessoas a usam sem imaginar: “Se um ônibus freia e você sabe onde colocar a mão, você entende o que é inércia,” diz. “A física está aí, as pessoas não sabem que sabem”, brincou ao site.

-Publicidade-

Ele confessou que geralmente os alunos procuram mais o seu canal perto da época de provas, e procura ser o mais criativo possível para que eles consigam fixar a matéria. O professor já provou que a física está presente nos contos de fada, explicou o passo Smooth Criminal, de Michael Jackson, no meio de uma praça, e já foi a uma feira com a placa “tire suas dúvidas de física comigo”.

(Foto: reprodução / Instagram)

Para exemplificar o passo Smooth Criminal, ele desenvolveu uma bota com pranchas para que fosse possível enter o truque dos dançarinos, que é o uso de um sapato com pinos no calcanhar para que eles possam se inclinar. No dia do professor, a criatividade de Idelfranio não é diferente, porque há 4 anos ele faz um vídeo ao vivo, pelo YouTube, ficando no ar por 24 horas.

O professor mostra todos os dias o amor e dedicação pelo seu trabalho, e parte do seu tempo é aplicado para a formação de professores e na gestão escolar. Ele manifesta o quão importante é passar adiante todo o conhecimento da ciência, e por quê não fazer isso de forma inteligente? Criatividade é tudo!

Fique por dentro do conteúdo do YouTube da Pais&Filhos:

Leia mais:

Professor responde bilhete de aluna e resposta viraliza nas redes sociais

Menino de 6 anos salva vida de professora após queda e história viraliza

Bate-Papo Pais&Filhos Escola: “A expectativa positiva de pais e professores é capaz de mudar o cérebro dos filhos”

-Publicidade-