Notícias

Telas de Van Gogh inspiram espetáculo de dança infanto-juvenil

Imagem Telas de Van Gogh inspiram espetáculo de dança infanto-juvenil

Publicado em 21/05/2013, às 15h02 - Atualizado em 19/06/2015, às 16h31 por Redação Pais&Filhos


Girassóis, o mais novo espetáculo criado e dirigido por Miriam Druwe, da Cia Druw, será apresentado em Jundiaí dentro da Mostra de Dança de Jundiaí 2013 no dia 2 de junho no Teatro Polytheama. Esta apresentação conta com o patrocínio da Deca e apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura por meio do Programa de Ação Cultural 2012 – PROAC.

Girassóis é um espetáculo de dança contemporânea inspirado na trajetória artística de Van Gogh. Como fio condutor do espetáculo, foi escolhido o quadro “O Semeador”, mas outros tantos inspiraram a criação das cenas, como Camponeses, Comedores de Batatas, Noite Estrelada, O Quarto, Casa Amarela e Girassóis. Personagens vangoghianos das telas O carteiro, O Escolar, La Mousmè, Gauguin, Segatóri, Srta Gachet no piano, além dos autorretratos, inspiraram o grupo a construir as cenas cobertas de tons ocres, amarelos e azuis. Girassóis, sob a batuta de Miriam Druwe, põe no palco o fluxo de “plantar” e “colher”, em corpos que pulsam pinceladas carregadas de emoção.

Detentor de uma força espiritual tão extraordinária quanto incontrolável, o pintor holandês encontrou, talvez como um exercício de sobrevivência, o modo de expressar suas paixões e sentimentos: com pinceladas expressivas e carregadas de energia, com cores provenientes do coração – e não somente da contemplação – e com uma incrível capacidade de transformar a natureza observada em sensações que chegam à alma.

Essa obra Girassóis, concebida com o apoio da 9º edição do programa Fomento à Dança da Cidade de São Paulo, pontua mais um parágrafo no traçado evolutivo da Cia Druw, que tem a faísca da criação na inquietude investigativa da companhia sob a direção de Miriam Druwe. Enveredar pelo universo das artes visuais e atrelar a obra ao universo infanto-juvenil já é a marca forte dos trabalhos da Cia Druw, amplamente reconhecida pela crítica e público da dança.

Van Gogh

Van Gogh, o pintor holandês, gênio das cores na pintura, diagnosticado como depressivo, elegeu as telas como suporte para o destino de sua loucura. Estudioso contumaz de paisagens da natureza, também dedicava seu tempo à observação humana, o que resultou em obras maravilhosas como “Camponeses”, “Comedores de Batata”, “O Semeador”, dentre tantas, que mostram o ser humano em seus afazeres corriqueiros, dentro de um contexto de vida real. Suas obras, que não foram poucas, deixaram um legado de cor e sentimentos.

Ainda criança, explorava a natureza em longas e numerosas caminhadas pelo campo. Era fascinado por flores raras, amava insetos e animais aquáticos e tinha prática em cataloga-los, a curiosidade pela anatomia dos bichos era imperativa. Van Gogh teve uma relação intensa com seu irmão Theo, para quem, durante toda a vida, escreveu cartas e manteve contato entre julho de 1873 e 1890. Os escritos mostram um pintor atormentado diante das questões apresentadas pela sociedade. Dr. Jan Hulsker, uma das autoridades mundiais em análises de cartas de Vincent van Gogh, uma vez escreveu sobre elas: “[Suas cartas] nos permitem conhecer mais sobre a vida de Van Gogh e sobre sua forma de pensar que qualquer outro artista. As cartas constituem um comentário vivo de seu trabalho assim como um documento humano sem paralelo”.

“Quando digo que sou um pintor de camponeses, isto é bem real e você verá adiante que é aí que eu me sinto em meu ambiente. (…) Eu me envolvi tão intimamente com a vida dos camponeses de tanto vê-la continuamente e todos os dias que realmente não me sinto atraído por outras ideias”. Trecho da carta de Van Gogh a seu irmão Theo, em 1878.

Cia Druw

Sob a direção geral e artística da bailarina e coreógrafa Miriam Druwe, a companhia foi criada em 1996 em São Paulo, desenvolvendo um trabalho cujo principal objetivo é experimentar novas possibilidades de pesquisa e criação de uma linguagem própria. Seus temas percorrem caminhos variados, com um estilo coreográfico que passeia de forma bem humorada e reflexiva por temas do cotidiano e questões internas e externas da natureza humana.

Destacam-se os seguintes trabalhos: Passagem da Hora, Quarto sono, Sobre Nós, Sobre nossos Nós, Solo Drúwida, Alfredo, Estar sendo, Problemas Humanos, Poemas Urbanos, Corpoético, Lúdico (3º Edital de Fomento à Dança de SP), Vila Tarsila (6º Edital de Fomento à Dança de SP), e Girassóis (9º Edital de Fomento à Dança na cidade de São Paulo).

Veja uma prévia do espetáculo em vídeo aqui.

FICHA TÉCNICA

GIRASSÓIS

Duração: 60 minutos

Recomendação: Livre, voltado à família

Direção, Concepção e Roteiro: Miriam Druwe

Intérpretes-criadores: Adriana Guidotte, Anderson Gouvêa, Bruna Petito, Elizandro Carneiro, Felipe Sacon, Miriam Druwe, Orlando Dantas, Tatiana Guimarães.

Direção Cênica: Silvia Leblon

Trilha Sonora: Fábio Cardia

Cenografia e Figurino: Marco Lima

Projeto de Luz: Lucia Chedieck

Vídeo Cenário: Tatiana Guimarães

Treinamento Clown: Silvia Leblon

Voz em off: Paulo Federal

Fotos: Claudio Roberto e Silvia Machado

Realização: Miriam Druwe Produções Artisticas

Gestão Cultural: Doble Cultura+Social

SERVIÇO

02 de junho – Jundiaí -Teatro Politheama R. Barão Jundiaí, 176 – Centro – Jundiaí, Tel: (11) 4586-2472    

5 e 6 de julho – Lençóis Paulista – Clube Marimbondo Av. Brasil, 1039  Lençóis Paulista, Tel: (14) 3263-0314

12 e 13 de julho – Agudos – Auditório do Seminário, Rua 07 de Setembro, sentido Praça João Fogagnoli (Praça do Sol), Acesso Frei Gregório Johnscher, km 4, Rodovia SP 273, Tel: (14) 3262-1215 , 3261-1313 ou 8133-0343

19 e 20 de julho – Botucatu – Teatro Municipal Praça Coronel Moura, 27 – Centro – [14] 3882-9004

8 e 9 de novembro – Itapetininga – Clube Venâncio Ayres R. Dr. Júlio Prestes, 752  Itapetininga, Tel.: (15) 3271-0031

São Paulo (data a definir)     


Palavras-chave
Agenda

Leia também

Kate Middleton - (Foto: Reprodução/Getty Images)

Família

Após polêmicas, Kate Middleton é substituída por outra mulher em evento real

Bernardo completou 10 anos - Reprodução/Instagram

Criança

Mãe do filho de Cristiano Araújo desabafa sobre dificuldade em arcar com as despesas da criança

Mãe dá o nome “picles” para a filha e viraliza no TikTok - Reprodução TikTok

Bebês

“Ela não vai te perdoar”: mãe coloca nome de vegetal na filha e recebe críticas nas redes sociais

O filho de Bárbara estava chorando muito por causa das cólicas (Foto: Reprodução /

Família

Mãe recebe bilhete bem diferente de vizinha após choro do filho

Mulher acredita que viu um “eco do futuro” em foto - Kennedy News and Media

Criança

Mãe se assusta com aparição misteriosa em foto antiga da filha

Vicky - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Filha de Roberto Justus estreia como modelo aos 3 anos: "Minha estrela"

(Foto: Reprodução/Instagram) - (Foto: Reprodução/Instagram)

Bebês

Mavie usa maiô de grife em passeio à praia com Neymar: "O preço é maior que meu salário"

Gabi Luthai estava grávida de gêmeos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Téo Teló e Gabi Luthai escolhem nome curto e com forte significado para o primeiro filho