Tenente cria cesto para resgatar animais e crianças que caíram em buracos e valas profundas

Ruana Casas iniciou o projeto em fevereiro de 2018

O equipamento foi apresentado durante o Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom). (Foto: reprodução / Arquivo pessoal)

A tenente Ruana Casas, de 31 anos, bombeira no Acre, criou uma sexta inédita para resgatar crianças ou animais que caiam em buraco e valas profundos. O objeto economiza tempo, profissionais e permite que o regate seja feito com segurança.

-Publicidade-

Batizado como Cespú Xavier de Salvamento o objeto é basicamente um cesto com um pulsar e está sendo usado pelos profissionais do Estado. Segundo a bombeira o equipamento suporta até 120 quilos sem se danificar.

“Um resgate que poderia durar horas, dura minutos. Em determinadas ocorrências, com esse equipamento, o bombeiro não precisa descer no poço e com dois bombeiros eu consigo fazer esse resgate. Sendo que, se não tivesse o equipamento, seria necessário quatro ou cinco bombeiros, teria que montar um sistema para o bombeiro descer, e descer em um poço abandonado é um risco altíssimo devido ao acúmulo de gases no fundo. Já aconteceu até óbitos de bombeiros nesse sentido”, explicou Ruana ao G1.

-Publicidade-

O equipamento foi apresentado durante o Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom), de acordo com a tenente ela iniciou o projeto em fevereiro de 2018: “Foi o meu projeto de conclusão de curso e, como eu precisava de um trabalho concluído, de um resultado, fiz a primeira mostra do equipamento lá em Goiás mesmo, fiz os primeiros testes com animais, cachorros em poço e fiz o teste com uma criança também em um poço”, concluiu.

Leia também: 

Criança se esconde em armário dentro de casa e pais chamam Polícia Militar achando que ela tinha desaparecido

Eu não abro não! Bebê tranca mãe para fora de casa e precisa chamar os bombeiros para poder voltar

Bombeiros fazem ensaio fotográfico para arrecadar dinheiro para crianças queimadas