Notícias

Um passo à frente: homem descobre como transformar areia em terra fértil

E o futuro dos seus filhos não será o mesmo

Gabrielle Molento

Gabrielle Molento ,Filha de Claudia e Pedro

young plant growing through the ground, hope concept

(Foto: iStock)

Em comemoração aos 50 anos da Pais&Filhos decidimos falar sobre a coisa mais importante para nós: O futuro das crianças. E não temos como debater o tema sem mencionar o meio ambiente.

Buscamos sempre nos conscientizar e tomar atitudes para preservar a natureza e melhorar a situação para as gerações futuras, mas o norueguês Kristian Morten Olesen foi além: desenvolveu uma técnica para transformar a areia do deserto em terra fértil.

E não para por aí. Essa tecnologia reduz pela metade a água necessária para cultivar alimentos no deserto, o que pode ajudar a conter o aumento das secas e do desmatamento. Mas, como? Bom, o cientista patenteou uma técnica uma técnica chamada ‘Liquid Nanoclay’ ou ‘Nanoargila Líquida’, que vem sendo desenvolvida desde 2015. Essas nanopartículas de argila são misturadas com água para modificar o solo do deserto, podendo transformar areia em terra agrícola de alto rendimento em apenas 7 horas!

“O tratamento recobre as partículas de areia com argila e muda completamente suas propriedades físicas, permitindo que a areia retenha a água”, disse Olesen em entrevista para a BBC.

A nanoargila é hoje, de acordo com as expectativas do criador, uma esperança de reconfigurar o planeta. Quer saber o porquê? A área tratada com esse processo de nanoargila líquida economiza até 50% da água para irrigar o solo, ou seja, em condições ambientais extremas, como no deserto, permite dobrar a área cultivada com a mesma quantidade de água.

Leia mais:

Boa notícia! Canudinho feito de gelatina pode substituir os comuns

Vale refletir: para mudar as águas, é preciso mudar seus pensamentos

Meio ambiente para todo