Universidade de São Paulo está desenvolvendo vacina contra Covid-19 diferente do modelo norte-americano

O desenvolvimento das pesquisas de São Paulo estão adiantadas. Os estudos começaram antes da pandemia e da chegada ao vírus ao Brasil

Resumo da Notícia

  • A Universidade de São Paulo (USP) está desenvolvendo uma vacina com modelo diferente da norte-americana e chinesa
  • O professor Jorge Kalil falou com a Uol sobre as pesquisas
A pesquisa iniciou antes da chegada do vírus ao Brasil (Foto: Getty Images)

A Universidade de São Paulo (USP) está desenvolvendo uma vacina contra o Covid-19 com modelo diferente da norte-americana e chinesa. O professor Jorge Kalil, diretor do Laboratório de Imunologia do Incor (Instituto do Coração) da Faculdade de Medicina da USP, falou com a Uol sobre o andamento das pesquisas.

-Publicidade-

“Colocamos as partes do coronavírus que são importantes para desencadear uma forte resposta do sistema imunológico, para emitir os anticorpos bloqueadores e impedir o vírus de penetrar nas células”, começou.

A vacina ainda não foi testada em animais ou humanos, mas a previsão é que os testes comecem daqui a 2 meses. O desenvolvimento desta vacina ocorreu rapidamente devido aos estudos prévios sobre o Covid-19, que já estavam em andamento antes da chegada do vírus ao Brasil.

-Publicidade-
(Foto: Getty Images)

O professor explicou melhor, como funciona a dinâmica da pesquisas: “No laboratório, a gente consegue sintetizar essa parte da proteína in vitro. A gente inclui esse peptídeo na partícula viral. São várias proteínas que sintetizamos e forma uma partícula, que colocamos junto a um pedaço do coronavírus que a gente escolheu”.

“Quando apareceu esse novo coronavírus, imediatamente usamos os sistemas que já estávamos trabalhando. Por isso, precisamos ter pesquisa em andamento e pessoas afinadas e ligadas nas coisas, porque, quando surge uma emergência como essa, dá para alterar o rumo”, concluiu.

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!

-Publicidade-