Família

3 erros de disciplina que todas as mães cometem

Shutterstock
Shutterstock

Publicado em 14/08/2015, às 13h59 - Atualizado em 08/10/2020, às 15h07 por Redação Pais&Filhos


Algumas vezes, nós colocamos várias ações e reações dos nossos filhos embaixo do mesmo guarda-chuva: o mau comportamento. Mas nem sempre o choro baixo ou os gritos significam birra. Ás vezes a criança está apenas cansada e precisa de um tempo para si. Apesar de não conseguirmos controlar sempre o que nossos filhos fazem ou como eles agem, nossas atitudes podem ser controladas se conseguirmos enxergar o que estamos fazendo de errado e mudarmos a perspectiva com a qual enxergamos os momentos de indisciplina dos nossos filhos.

(Foto: Shutterstock)

Nossos filhos costumam fazer as mesmas coisas quando estão cansados, com fome, irritados ou com sono. Por isso, é responsabilidade dos adultos perceber e fazer ajustes de acordo com a situação. Ignorar os sinais que a criança dá é um dos muitos erros de disciplina que os pais cometem todo o tempo, mas ajustá-los pode fazer uma grande diferença na experiência de ser mãe ou pai. Saiba quais são os erros mais frequentes que cometemos para ficar mais atenta.

1) Somos muito negativas

“Não bata na sua irmã”, “Não puxe o rabo do cachorro”, “Pare de pular na cama”. O número de vezes que falamos “não faça” para nossos filhos é infinito. Antes de proibir, peça pelo comportamento que você quer ver. Ninguém quer criar um filho que não sabe obedecer limites, mas quando dizemos “não” tantas vezes, a criança cria quase uma imunidade a essa palavra, que para te ter o mesmo efeito.

Muitas vezes, proibimos algumas coisas sem deixar claro para a criança o que é o certo. O melhor mesmo é deixar o “não faça” para situações de perigo ou emergência. Tente reforçar o bom comportamento: “Trate sua irmã com carinho”, “Brinque direito com o cachorro”, “Que tal você deixar para pular lá fora?”.

2) Nós esperamos demais das crianças

Você está sentada, digamos, no banco de uma igreja e seu filho começa a gritar. No mesmo momento que você pede silêncio, ele grita novamente. Mas por que ele não ouve? Algumas crianças muito pequenas ainda não desenvolveram a noção de controle dos próprios impulsos ou as noções sociais. Muitas vezes, nós achamos que as crianças sabem mais do que elas realmente sabem, por isso, da próxima vez que seu filho quebrar uma regra, diga a você mesma que ele não está tentando ser um incômodo, ele pode apenas não saber direito como agir em determinada situação, por isso, uma bronca não será eficiente (ou justa).

Tente mostrar para seu filho como você gostaria que ele agisse, se comportando dessa forma também. Por exemplo, se vocês estiverem em uma igreja, você pode dizer: “Aqui nós precisamos ficar quietos, mas se você precisar de alguma coisa, póde falar baixinho comigo”. E mostre como as outras pessoas também estão se comportando. Crianças são mímicos natos, por isso usar outras pessoas como exemplo quase sempre dá certo.

3) Nós temos um comportamento diferente do que queremos ver

Quando você derruba alguma coisa, você reclama. Alguém faz algo que você não gosta, você diz alguma coisa rude. Mas depois você fica brava quando seu filho faz exatamente as mesmas coisas que você se alguma coisa não sai do jeito que ele quer. O melhor é pedir desculpa e explicar para seu filho que essas ações não são tão legais.

Existe um efeito bumerangue na educação das crianças: se você grita ou fala palavrão, provavelmente seu filho vai fazer o mesmo. Isso também cria a chance de falar sobre como você reagiu e mostrar para seus filhos que existem jeitos mais apropriados de responder quando estamos frustrados.


Palavras-chave
Papel da Mãe

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Copo Stanley - Divulgação

Super desconto

App Day Amazon: os famosos copos térmicos da Stanley com até 55% de desconto

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto do filhos - Reprodução/ Instagram

Família

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto dos filhos em fotos nas redes sociais

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer