Pais

7 dicas que vão salvar a sua saúde mental durante os primeiros meses de vida com o bebê

A primeira fase pode ser caótica, a gente te ajuda!

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

(Foto: Reprodução)

Aprenda a ter uma maternidade saudável (Foto: iStock)

*Por Ana Beatriz Gonçalves, filha de Carla e Virgílio

Quando você é mãe de primeira viagem, é normal se preocupar mais com o bebê. A pressão é enorme, e as pessoas que estão ao seu redor esperam o melhor de você. Mas cuidado, o importante mesmo é cuidar da sua saúde mental. Esse lembrete pode tornar a sua experiência materna mais saudável e feliz, estimulando a sua relação com o bebê nos primeiros meses. Incrível, né?

Veja a lista de dicas que separamos, que vão ajudar a sua saúde mental nessa fase tão caótica!

Alimentação tudo!

O primeiro passo para se manter saudável e aguentar a rotina maluca com o bebê, é se alimentar bem! O seu corpo se dedicou ao longo dos 9 meses para nutrir outro ser humano, então é o momento perfeito para celebrar esse esforço e ingerir alimentos que ajudam na sua recuperação.

Se você está com dificuldade de encontrar tempo para fazer compras e cozinhar, peça delivery para aliviar um pouco a pressão. Pedir ajuda aos amigos e familiares também não é nada demais. Se permita! 

Alimentos saudáveis ajudam a te manter firme. (Foto: iStock)

Alimentos saudáveis ajudam a te manter firme. (Foto: iStock)

Não se cobre demais

Deixe o que você pensava sobre maternidade de lado e, em vez disso, aceite o que você está vivendo no momento. As novas experiências com o seu filho vão ser um aprendizado para vocês dois. Durante as primeiras semanas, seja flexível para garantir as possíveis adaptações que ainda irão acontecer ao longo dos próximos meses.

Acima de tudo seja feliz! (Foto: Reprodução)

Acima de tudo seja feliz! (Foto: iStock)

Pegue leve nas visitas

Embora a ideia de trazer todo mundo pra casa (família e amigos) seja muito tentadora, o ideal é que no começo as visitas sejam bem poucas. O novo ritmo de sono e alimentação dá bastante trabalho, por isso visitas excessivas podem destabilizar ainda mais a vida da família.  Não é melhor ter a tarde livre junto com o seu bebê e gastar seus primeiros dias como mãe no seu ritmo?