Pais

Americana faz texto de desabafo e outras mães se identificam: “Disseram que eu não merecia ser mãe”

Leia o relato de Melissa Willets

Rhaisa Trombini

Rhaisa Trombini ,Edileyne e Geraldo

Mães são julgadas todos os dias pelo modo como cuidam de seus filhos (Foto: reprodução / Facebook)

Mães são julgadas todos os dias pelo modo como cuidam de seus filhos (Foto: reprodução / Facebook)

“Infelizmente, muitas mães são julgadas pela maneira como cuidam de seus filhos. Eu mesma tenho sido o alvo disso, especificamente no que diz respeito à minha decisão de como alimentar meus três filhos. Um dos comentários de um post que escrevi sobre o assunto disse que eu não merecia ser mãe.

Minha experiência ao ser julgada por ser mãe fez com que eu me apaixonasse pelo post de Ashle Potter, também mãe de 3 crianças, que viralizou ao ser compartilhada na página do Facebook Love What Matters. Sua mensagem? Você é uma boa mãe se amamenta, alimenta com suplementos vitamínico, fica em casa com seus filhos, vai trabalhar … e a lista continua.

Claro, uma das frases me deixou particularmente feliz: ‘Para a mãe que está alimentando com suplemento vitamínico: A ciência não é incrível? Pensar que houve um tempo em que um bebê sofreria com uma mãe que não pudesse produzir leite suficiente, mas agora? A química nos ajuda a viver! Você é uma boa mãe’.

Eu também adoro quando Potter escreve: ‘Para a mãe que trabalha: É maravilhoso que você esteja conciliando à sua carreira, você é um modelo positivo para seus filhos de muitas maneiras, é fantástico. Você é uma boa mãe.’

Os comentários ofereceram algumas adições maravilhosas para o post de Potter. ‘Para a mãe que teve seu bebê por parto natural, você é corajosa. Você é uma boa mãe. Para a mãe que teve seu bebê através da cesariana, você é muito forte e uma boa mãe.” diz um deles.

E outro acrescentou um alerta para as mães adotivas: ‘Para as mães que não deram à luz, não trocaram fraldas, que conheceram seus filhos mais tarde e ainda os ama como se fossem seus, você é uma boa mãe.’

Acho que todas nós podemos nos relacionar com um dos itens anti-julgamento do post de Ashle. Os quase 1.000 comentários do post mostram isso.

‘Eu não costumo comentar, mas você acertou em cheio … ser mãe é como tentar dobrar um lençolnão temos certeza de qual é a maneira correta, existem muitas teorias, mas desde que ninguém se machuque você está fazendo certo”, falou uma das mãe nos comentários.

‘Obrigado por isso. Estou grávida do meu primeiro filho e constantemente me preocupo se vou ser uma boa mãe. Eu já escolhi não amamentar, mas vou usar uma bomba para tirar o leite. Algumas pessoas discordam minha decisão, mas para mim eu acredito que é a melhor decisão’, diz outro comentário.

Finalmente, uma mãe fala por todos nós quando escreve: ‘Como mãe de primeira viagem, é fácil se deixar levar pelo que os outros pensam, mas estou aprendendo aos poucos que não importa o que os outros digam sobre como criamos nossos filhos. Ela está aquecida, alimentada, vestida e feliz, além de ser muito amada.’”

Leia também:

Mãe conta como aprendeu a conciliar trabalho, filhos e alimentação saudável

Por que o Príncipe Willian sempre se agacha para falar com George?

Não tem esse papo de ‘engole o choro’: Fernanda Lima conta sobre a educação dos filhos