Pais

Cada um no seu quadrado… Ops, cama!

Separamos dicas eficientes para ajudar você e seu filho nessa jornada

Logo-Parents (1)
Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

bear-picture-id504456416

Com certeza, quando você pensa na hora de dormir, já quer logo cair na cama, mas sabemos que na prática não funciona assim. A hora de dormir pode ser sofrida para muitas de nós, porque precisamos lidar com os filhos e com a vontade deles de dormir com a gente, seja por medo de dormir sozinho, insegurança ou distrações. Trouxemos algumas dicas, com a ajuda da Dr. Judith Owens, que podem te ajudar na hora de acostumar as crianças a dormirem sozinhas.

Eliminar as distrações

O ideal é que não haja nenhum tipo de aparelho eletrônico no quarto do seu filho, como televisão ou computador. Uma luz fraca seria o ideal para crianças que tem medo do escuro.

Estabeleça uma rotina na hora de dormir

Diga a ele para que tome um banho quente, coloque pijama e escove os dentes, e ai leia uma história antes de dormir. Isso prepara a criança para a hora de dormir e diminui a ansiedade.

Minimize sua presença

Saia do quarto antes que seu filho adormeça, assim ele não irá depender da sua presença. Caso você fique no quarto, o ideal é que não deite na cama, para que vá diminuindo a sua dependência.

Faça que se sinta seguro

Sua ausência ou o pensamento de que há um monstro embaixo da cama pronto para ataca-lo pode deixar seu filho assustado. O uso de bichos de pelúcia, cobertores ou mesmo um aquário de peixes pode deixa-lo mais tranquilo.

Vá devagar

Quando colocamos eles na cama e dizemos que voltaremos logo para dar uma olhada, temos que cumprir essa promessa, mas o intervalo de idas até o quarto devem ser cada vez mais longos. Vá aumentando de 5 em 5 minutos.

Seja firme

Caso seu filho vá para a sua cama no meio da madrugada, diga a ele que “você precisa ficar na cama”, e leve-o de volta sempre que isso acontecer.

Recompense o bom comportamento

E ignore o mal comportamento, como o choro. Depois de uma noite em que ele dormiu sozinho, deixe que ele escolha seu cereal favorito ou sua roupa na manhã seguinte.

Leia também:

Quanto tempo meu filho precisa dormir? Veja tabela para cada fase

3 dicas para colocar o bebê para dormir da forma certa no berço

Grávidas têm mais dificuldade para dormir

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não