Pais

Cuidado com a dezembrite!

O aumento da ansiedade no fim do ano pode piorar doenças crônicas

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

stress

Foto: iStock

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Chegou dezembro e agora é só felicidade: Natal, férias, presentes… Mas tudo isso é um pouco estressante, desde a compra de presentes até decidir os programas nas férias. A pressão para terminar tudo até o fim do ano pode piorar as doenças crônicas, como problemas no coração, cérebro e estômago, sem falar nos dias de insônia. Carlos Alberto Pastore, cardiologista do Hospital CEMA, pai de Giovana e Bruna, explica algumas das coisas que acontecem durante a época do ano em que ficamos mais ansiosos.

“O aumento da ansiedade estimula hormônios do estresse, como a adrenalina e cortisol, que aumentam a frequência cardíaca e a pressão arterial. Isso favorece infartos do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais”, afirma. Além disso, o estômago também sofre muitos excessos nesse período, já que as ceias são muitas vezes cheias de alimentos pesados.

“O exagero na comida e o abuso do álcool nas festas trazem repercussões orgânicas importantes, principalmente para os indivíduos com pressão alta, diabetes, obesidade, entre outras doenças. Vale lembrar também que a bebida alcoólica aumenta a frequência cardíaca e favorece arritmias, além de aumentar a pressão arterial. Por isso, a dica é não exagerar”, diz o especialista. No fim, o melhor a fazer é tentar relaxar ao máximo, esquecer um pouco das datas comemorativas e focar em se cuidar.

Leia também:

Príncipe William entrega carta do filho George para o Papai Noel 

Em caso de abandono de um dos pais, a indenização é um direito?

Os nomes mais usados no Brasil e pelo mundo em 2017 

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não