Família

Culpa não: “faz tempo que não choro”, relata Deborah Secco

Reprodução / Instagram @dedesecco
Reprodução / Instagram @dedesecco

Publicado em 14/10/2016, às 09h03 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h29 por Redação Pais&Filhos


A atriz Deborah Secco é mãe de Maria Flor há 10 meses e compartilha com os fãs a felicidade que vem sentindo nesse momento de sua vida. Ela está no ar em Malhação, com a personagem Tânia e só grava duas vezes por semana, para garantir que tenha tempo livre com a filha.

“Tudo o que eu queria na vida aconteceu. Estou muito sem problemas, faz tempo que não choro. Esta fase é abençoada. Se pudesse, congelaria esse momento. Estou aprendendo a ser mãe, com erros e acertos, o que é delicioso”, afirma Deborah para a repórter Anna Luiza Santiago.

Dentre as escolhas da atriz está a de evitar um pouco ir à praia, por conta dos paparazzi. No entanto, ela ainda afirma que tenta lidar com a fama da forma mais saudável possível, para que Maria não seja privada de fazer nada. Cada mãe tem a sua rotina e sabe o que é melhor para o relacionamento e a criação dos filhos, por isso é sempre importante reforçar: Culpa, não!

Para a maioria dos pais, reina a dúvida sobre deixar ou não os filhos na creche, aos cuidados de uma babá ou parente e voltar para o mercado de trabalho ou deixar de trabalhar e se dedicar ao cargo de mãe. Apesar de as dúvidas serem parecidas, não há fórmula. Se você tem uma situação financeira que lhe permite deixar o trabalho e é isso que você quer, por que não?

O mesmo vale para aquelas que preferem voltar a trabalhar depois de meses ou anos de dedicação aos filhos. Para a psicóloga uma coisa é clara nessa história: os filhos querem mais ver os pais felizes. Veja as outras dúvidas e as dicas de Betty Monteiro, psicóloga e autora dos livros “A Culpa É da Mãe” e “Cadê o Pai Dessa Criança”. Alguns pais compartilharam na nossa página no Facebook suas dúvidas e dilemas sobre maternidade e trabalho.

Erick Laura Sirlene: Minha esposa sempre trabalhou, agora está em casa cuidando da nossa princesa Laura, mas quando chego em casa vejo que ela esta sempre cansada e estressa, o que faço para ajudá-la?

Betty: Você me parece uma pessoa conectada com a sua família. Penso que a melhor forma de ajudá-la é estando junto, e isso você mostra já fazer. O que geralmente ajuda bastante é você se ocupar da criança. As mães precisam descansar dos filhos e os filhos também precisam ser cuidados pelo pai. Se você já faz isso, o resto é lucro!

Ale Flor: Betty, bom dia! Eu voltei a trabalhar logo após a licença maternidade, o fato de não acompanhar bem de pertinho os primeiros anos de crescimento da minha filha, pode trazer algum prejuízo afetivo futuramente? Pois, no tempo disponível tento realizar o maior número de atividades junto a ela. Beijos…

Betty: Ale, o que faz mal a uma criança é a negligência e o abandono. Se você prioriza o tempo que está com a sua filha, não irá prejudicá-la nada. Um beijo.

Janaina Silva: Parei de trabalhar dois meses antes do parto, pois meu patrão me liberou. Entrei de licença a partir da data do parto e voltarei em março, quando minha filha completará 5 meses… a questão é: o que fazer? Voltar a trabalhar? Deixar de trabalhar? Sinceramente não sei o que fazer… me sinto entre a cruz e a espada… como vou deixar ela sem minha presença o dia todo?

Betty: Janaina, passei pela mesma situação quando tive a minha primogênita. Estava trocando a sua fralda para poder deixá-la na casa da minha sogra e voltar ao trabalho quando uma emoção muito grande tomou conta do meu coração e decidi que eu iria criá-la. Tem coisas na vida que a gente só consegue decidir no momento devido. Você terá a resposta que precisa e seja qual for, assuma o seu desejo sem culpa! A criança precisa de uma mãe feliz.

Leia também:

Será que foi o silicone? Saiba por que Deborah Secco não pôde amamentar

Piramos com a foto que o marido da Deborah Secco postou com Maria Flor

Deborah Secco mostra o “antes” e o “depois” de sua gravidez


Palavras-chave
NotíciasCulpa Não

Leia também

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Alok faz anúncio em vídeo no Instagram - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Alok compartilha vídeo em família para anunciar: "Agora somos 6"

Amanda Kimberlly confirma gravidez - (Foto: reprodução/Instagram)

Gravidez

Suposta mãe do 3º filho de Neymar confirma gravidez nas redes sociais

Graciele Lacerda fala sobre chegada de filho com Zezé di Camargo - Reprodução/Instagram

Família

Graciele Lacerda fala sobre chegada de filho com Zezé di Camargo

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Vicky se surpreende com quarto em mansão - (Foto: reprodução/Instagram)

Criança

Quarto super luxuoso de filha de Roberto Justus revolta seguidores: "Exagero"

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais