Família

Estudo comprova (de uma vez por todas) que você não precisa ser a mãe perfeita

Getty Images
Getty Images
Parents

Publicado em 04/06/2019, às 16h17 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h28 por Isabella Zacharias, Filha de Aldenisa e Carlos


(Foto: Getty Images)

Mães, não sejam tão duras consigo mesmas. Mesmo que vocês não acertem 100% do tempo, seu filho ficará bem. Você não acredita nisso? Um novo estudo confirmou que ser uma boa mãe é mais do que suficiente.

Susan Woodhouse, especialista em apego infantil, descobriu que a maneira como os pais olham para si mesmos pode não ser justa. “Tipicamente, nós vemos a paternidade como algo que precisa ser correspondido o tempo todo. Se o bebê sinalizar que precisa de algo, o pai e a mãe irão entender e responder prontamente”, ela explica.

Mas o que acontece quando o pai ou a mãe não conseguem entender o que o bebê quer? “Se você consegue levar metade do tempo para entender o que seu filho quer, é o suficiente para que os pais entendam que o bebê está seguro”, diz a Dra. Woodhouse. E ter um bebê seguro e confiante é o objetivo. As pesquisas mostram que a segurança do bebê na infância pode afetar positivamente no desenvolvimento físico, motor e cognitivo da criança.

O estudo, publicado na revista Child Development, acompanhou 83 mães de primeira viagem com bebês de 4 a 12 meses de idade. As crianças tinham “altos níveis de irritabilidade temperamental”.

(Foto: iStock)

A Dra. Woodhouse e a equipe se concentraram em observar como essas mães respondiam aos bebês quando eles choravam, sendo uma base segura para satisfazer a necessidade dos filhos. Os resultados mostraram que se uma mãe conseguiu acalmar o bebê segurando-o no colo 50% do tempo, é o suficiente para que o bebê se sinta seguro.

O estudo observou também que, às vezes, deixar os bebês sozinhos é uma coisa boa. A segurança também é a capacidade da mãe de permitir que seu filho explore o ambiente quando ele não está chorando. “Durante esses momentos, é importante deixar seu filho explorar e não assustá-lo ou fazê-lo chorar”, explica a Dra. Woodhouse. Portanto, é importante dar independência para explorar o ambiente ao redor.

Mas isso não significa que os pais não devem estabelecer limites. “Por exemplo, se houver uma caixa de ferramentas no chão e você não quer que seu filho mexa, tire-a dali mesmo que isso faça ele chorar”, diz a Dra. Woodhouse.

Através da pesquisa, a Dra. Woodhouse espera que os pais – principalmente aqueles que querem ser perfeitos – vejam que ser um pai “bom o suficiente” e “acertar 50% do tempo” é tudo o que eles realmente precisam.

“Os bebês são realmente muito tolerantes e há certas coisas que eles realmente precisam”, ela conclui. “Se nós nos concentrarmos mais nessas coisas, o trabalho fica mais fácil e ser pai ou mãe é muito mais recompensador”.

Leia também:

Estudo mostra que as sonecas da tarde podem deixar o seu filho mais inteligente

Pesquisa mostra que 40% dos pais não confiam nas vacinas e a gente te prova o contrário

Estudo prova que a música ajuda a diminuir o tempo de internação de bebês prematuros


Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Viih Tube fala sobre segundo e terceiro filhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Viih Tube revela gravidez de segundo e adoção de terceiro filhos com Eliezer

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia Fonseca toma atitude após Maria Alice empurrar Maria Flor: “Dói mais na gente”

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer