Pais

Estudo prova que homens também têm relógio biológico e vai contra tudo o que a gente já acreditou

A pesquisa sugeriu que homens têm limite de tempo para terem filhos

Isabella Zacharias

Isabella Zacharias ,Filha de Aldenisa e Carlos

Estudo comprovou que homens também têm relógio biológico (Foto: GettyImage)

De acordo com um novo estudo, homens devem pensar em doação de espermas porque foi descoberto que não são apenas as mulheres que tem um relógio biológico.

A pesquisa, publicada na revista Maturitas, sugere que homens também têm um limite de tempo para ter filhos. Os pesquisadores dizem que os homens devem começar a considerar a possibilidade de doar espermas antes de atingir a “idade paterna avançada”, que está acima dos 35 ou 45 anos.

Os pesquisadores descobriram que os homens com idade acima dos 35 ou 45 anos podem ter uma fertilidade diminuída e colocar as mulheres em um risco maior de sofrer complicações na gravidez e no parto, como diabetes gestacional, pré-eclâmpsia e parto prematuro.

Bebês nascidos de pais mais velhos também podem estar em maior risco de desenvolver condições como cardiopatia congênita, convulsões neonatais e baixo peso ao nascer, de acordo com a pesquisa.

Para alcançar esses resultados, o estudo analisou 40 anos de pesquisa, que foi feita em torno dos efeitos da idade paterna na fertilidade, gravidez e na saúde dos filhos.

Gloria Bachmann, autora principal do estudo, disse ao Babyology: “Embora seja amplamente aceito que mudanças fisiológicas que ocorrem nas mulheres após 35 anos podem afetar a concepção, a gravidez e a saúde da criança, a maioria dos homens não percebe que sua idade avançada também pode ter um impacto semelhante”.

Gloria também explicou que além da idade avançada estar associada a um aumento de risco de infertilidade masculina, outras mudanças podem acontecer no esperma com o envelhecimento. “Assim como as pessoas perdem força muscular, flexibilidade e resistência, nos homens os espermatozoides também tendem a perder a ‘aptidão’ ao longo do ciclo da vida”, ela explica.

O motivo do acontecimento, diz Gloria, é o declínio natural nos níveis de testosterona nos homens à medida que envelhecem, assim como uma redução na qualidade do sêmen.

O estudo também apontou que, caso os homens queiram doar o esperma, isso deveria ser feito antes dos 35 anos.

Leia também:

Estudo mostra que homens que tiram licença-paternidade preferem ter menos filhos e a gente explica o porquê

Estudo mostra que 55% dos pais sentem que falharam no primeiro ano de paternidade

Estudo mostra porque mais da metade dos pais não se sente preparado para adotar uma criança