Pais

Mãe cria loja de joias personalizadas depois de uma temporada fora do Brasil

"O conflito da mãe perfeita, empresária bem-sucedida, dona de casa, esposa sarada é no mínimo frustrante", conta

Yulia Serra

Yulia Serra ,filha de Suzimar e Leopoldo

Gabriela participou do projeto Nascer de Novo, de valorização ao empreendedorismo materno (Foto: reprodução/Arquivo Pessoal)

Gabriela Cordeiro até que tentou seguir por um outro caminho, mas o amor pelas joias falou mais alto e ela decidiu se arriscar no universo do empreendedorismo. Criou uma loja e compartilhou a experiência conciliando carreira e maternidade: 

“Nada melhor do que registrar em palavras a trajetória desse projeto que vem sendo construído, consolidado e moldado com muito amor e desafios. Tudo começou em Uberaba (Minas Gerais) ao lado da minha mãe que representava na época a Talento Joias, uma joalheria familiar conceituada no mercado de luxo. 

Era jovem, ainda tinha muitas dúvidas e questionamentos sobre meu futuro profissional, mas o prazer de estar algumas tardes no escritório da marca era incontestável. O processo de criação, produção, as pedras preciosas me fascinavam e a possibilidade de me relacionar com pessoas novas em momentos tão especiais foram fatores decisivos para continuar minha incansável jornada na arte da Joalheria.

A oportunidade de trabalhar em Feiras Internacionais surgiu em momento oportuno pois já cursava o último semestre da minha formação em Administração de Empresas e já me preparava para acompanhar meu noivo que mudaria para os Estados Unidos a trabalho.

Por lá, ficamos 5 anos, uma experiência maravilhosa que me fez crescer como pessoa, mulher e profissional. A saudade do Brasil, da família e o frio eram supridos pelos cursos de designer, artes e pelas viagens que meu trabalho me proporcionava.

Conhecer pessoas e lugares novos, garimpar peças, respirar moda, e ainda ver as tendências mundiais em um único pavilhão era sensacional. Voltar ao Brasil e ter um filho sempre foi nosso plano, mas esse processo de adaptação foi mais difícil do que planejávamos. 

O conflito da mãe perfeita, empresária bem-sucedida, dona de casa, esposa sarada é no mínimo frustrante, para não dizer enlouquecedor. Sempre soube, acreditei, desejei e compartilhei sobre a importância de estar perto dos filhos na primeira infância. Acompanhar todas as fases de crescimento do meu filho que completa 8 anos esse ano era inegociável.

Por esse motivo, optei por abandonar um projeto em São Paulo, já que morávamos em Alphaville (Barueri). Amava tudo o que fazia lá e tenho muito orgulho da marca @efeito.lure que eu e minha ex-sócia criamos, mas a maternidade gritou mais alto.

A paixão pelo belo, pela arte e pela joalheria continuavam presentes e a vontade de seguir criando peças exclusivas, autorais e com melhor custo-benefício fluíram naturalmente. Assim a @tuajoias nasceu. Foi devagar, organicamente e instintivamente. 

Hoje, posso afirmar que estou no caminho certo, porque trabalhar me faz feliz, me enche de sentido. A minha marca está em constante transformação e evolução, assim como nós seres humanos. 

Como o próprio nome TUA diz a @tuajoias é uma expressão de individualidade, uma palavra viva: exprime a ação de pertencer, de representar alguém. Somos únicos. Somos crenças, desejos, histórias, frases, palavras e energia. E é isso que busco imprimir nas minhas criações, no meu contato com clientes e na minha vida.

Bem perto do meu filho, marido e trabalho, só agradeço. Sou sócia de um co-atelier, o @atelier.livre, e nesse espaço compartilhado tenho meu Atelier/Oficina. Nesse lugar maravilhoso ainda tenho o privilégio de conviver com outras mulheres empreendedoras e artistas.

Os projetos futuros existem e o potencial de crescimento da @tuajoias é incontestável tanto quanto pela atual valorização da mão de obra artesanal como pela localização privilegiada de Alphaville.”

Gabriela está participando do projeto Nascer de Novo, nossa parceria com a Brascol para valorizar o empreendedorismo materno e incentivar que mulheres realizem seus sonhos pessoal e profissionalmente. 

Leia também: 

Experiência com a maternidade faz mãe mudar de carreira e ajudar outras mulheres

Mãe encontra propósito no trabalho empreendendo e cria projeto sustentável

Negócio próprio é xodó de mãe que busca se renovar todos os dias