Pais

Mãe descobre qual é a frase mais poderosa que você pode dizer para outra mãe e relato emociona

Denise Stirk pensou nisso após a melhor amiga perder a filha

Isabella Zacharias

Isabella Zacharias ,Filha de Aldenisa e Carlos

Qual é a coisa mais poderosa que você pode dizer para uma mãe? (Foto: GettyImage)

Denise Stirk publicou um desabafo muito emocionante sobre a coisa mais poderosa que pode ser dita para uma mãe. Após a amiga perder a filha inesperadamente, ela não sabia como consolar e o que dizer para fazê-la se sentir melhor. “Eu estava completamente perdida. Tenho duas crianças saudáveis em casa, como eu poderia consolá-la durante uma situação que tenho pouca experiência?”, conta. Denise foi para a casa da amiga e teve uma surpresa: “Eu nunca poderia ter previsto as palavras poderosas que poderiam ser ditas entre nós. Ela estava tentando provar que era uma pessoa forte. Foi uma frase tão simples, mas que me atingiu com muita força”.

Enquanto a amiga de Denise descrevia o que aconteceu com a filha e expressava seus sentimentos, ela olhou para Denise com lágrimas nos olhos e disse: “Você é uma mãe, você sabe”. Ela conta que a frase tirou seu fôlego. “Foi nesse momento que eu comecei a entender a magnitude de sua tristeza. Embora eu não tenha experimentado a dor que vem com a perda de um filho, eu entendo a alegria de ter um. E perder isso? Não existem palavras. Exceto: eu sou mãe, eu sei”, explica Denise ao PopSugar.

Perder um filho é o medo de toda mãe. Nos dias seguintes, Denise manteve esse pensamento em mente. Ela diz que todas as mães têm uma coisa em comum: os corações estão diretamente ligados aos filhos. “Mas isso não precisa ser dito, porque, afinal de contas, você é uma mãe, você sabe”, ela diz. Então Denise foi acompanhar sua mãe, que foi diagnosticada com câncer de mama, na sessão de radioterapia e viu uma mãe com um menino de 3 anos na sala de espera. “As lágrimas começaram a cair dos meus olhos e eu nem conhecia aquela mãe. Mas eu sei o que é aquilo, porque eu sou mãe“, desabafa.

Denise diz que isso é um fio que une todas as mulheres: “Esse conhecimento é doloroso. É por isso que nós choramos após deixar nossos filhos no primeiro dia de aula. É por isso que ficamos acordadas à noite. É por isso que as alergias alimentares são assustadoras. É por isso que a morte do filho de outra mãe é tão devastadora”.

Ela finaliza dizendo que as mães sempre devem apoiar outras mães, não apenas aquelas que sofrem com a dor inimaginável de perder um filho, mas também aquelas que passam por tempos difíceis. “Abrace-a e, se estiver pensando no que você deve dizer, diga apenas: eu sei, eu sou mãe”. Mas você provavelmente sabe disso. Afinal de contas, você é uma mãe.

Leia também:

Mãe desabafa sobre como ficou o casamento após ter filhos: “Vale à pena lutar

Mãe faz lista com 6 motivos para engravidar no verão

Mãe desabafa sobre filha que nasceu com anencefalia e o relato é emocionante