Pais

Mãe que trabalha fora: relaxa, seu filho não é menos feliz por isso

Esquece a culpa! Está tudo comprovado por um estudo britânico

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

(Foto: iStock)

(Foto: iStock)

Se você é mãe e trabalha fora de casa, você provavelmente sente uma imensa culpa pelo tempo que passa longe de seus filhos. Normal. Por isso, muitos estudos científicos estão sendo realizados para pesquisar os efeitos de longo prazo da carreira de uma mãe no desenvolvimento de seus filhos.

As descobertas feitas nos últimos anos concluíram que existem inúmeras vantagens em ser criado por mulheres que trabalham. Uma delas é que, geralmente, as filhas meninas se espelham nelas e completam a educação, têm mais crescimento de emprego e ganham rendas mais altas. Mas o sucesso não é tudo e muitas vezes o que as mães se questionam é: “meu filho está feliz?”.

Um estudo recente está agora dando à essas mães trabalhadoras – de meninas e meninos – notícias muito boas. A pesquisa, publicada na revista Work, Employment and Society, analisou dados de mais de 100.000 homens e mulheres em 29 países para determinar se ter uma mãe trabalhadora estava ligado a certos resultados de estilo de vida.

Acontece que a pesquisa não mostrou associações significativas entre o status de emprego da mãe e se seus filhos cresceram como adultos felizes. Mas de qualquer maneira, vale a pena repetir: os filhos de mães que trabalham são teoricamente tão felizes na idade adulta quanto os filhos de mães que ficam em casa.

Isso não quer dizer que as mães devam trabalhar pelo bem de seus filhos, mas as descobertas também não sugerem que não haja benefícios para os filhos de pais que ficam em casa. O que está reafirmado é que se você optar por trabalhar ou se tiver que trabalhar para sustentar sua família, seu filho não ficará menos feliz por causa disso.

“Essas descobertas se somam a um corpo crescente de pesquisas que fornecem um contraponto a crenças persistentes e retórica que empregam mulheres que estão afetando negativamente suas famílias e a sociedade”, informaram os autores do estudo.

Leia também:

Mãe conta como aprendeu a conciliar trabalho, filhos e alimentação saudável

Mães ao trabalho: depois de ser demitida, ela se reinventou e voltou realizada ao mercado de trabalho

Pensando na segunda-feira? Estudo mostra que cuidar dos filhos cansa mais do que trabalhar

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não