Pais

Pediatra divide opiniões ao dizer que crianças devem arrumar as próprias lancheiras aos 8 anos de idade

O médico deu uma boa explicação para o caso

Isabella Zacharias

Isabella Zacharias ,Filha de Aldenisa e Carlos

O pediatra disse que os pais devem parar de preparar as lancheiras dos seus filhos (Foto: Getty Images)

Um pediatra chamado Damon Korb disse que os pais precisam permitir que os filhos sejam independentes desde os 8 anos de idade. De acordo com ele, os pais devem deixar que os filhos montem suas próprias lancheiras a partir dessa idade para desenvolver as próprias “habilidades de planejamento”.

“Quando pensamos no que vamos comer, é preciso planejar e resolver alguns problemas. As crianças precisam pensar: ‘eu vou ficar com fome se eu não arrumar minha lancheira‘ ou então ‘estamos ficando sem geleia, preciso falar para minha mãe para comprarmos mais'”, ele diz em entrevista ao programa australiano Today Show.

O Dr. Damon diz que esses tipos de habilidades são importantes para que as crianças aprendam a desenvolver independência para realizar tarefas do cotidiano e que, quando elas fazem alguma tarefa da forma correta, elas se sentem orgulhosas delas mesmas. “São habilidades que elas irão precisar quando forem adultas, para serem capazes de cuidar de si mesmas, tomar decisões e ajudar outras pessoas”, diz. “Nosso trabalho como pais é treiná-los e ensiná-los a fazer essas coisas de forma correta”.

Segundo o The Sun, o Dr. Korb diz que a partir dos 10 anos as crianças podem aprender a fazer seu próprio café da manhã, almoço e fazer as lições de casa sem ajuda dos pais. Ele ainda acrescenta que é bom que as crianças se sintam entediadas.

“Hoje em dia, os pais têm medo de que os filhos fiquem entediados, então dão celulares e videogames para que eles se distraiam”, diz. “Mas a realidade é que elas devem aprender o que é ser criativo, porque a criatividade ajudará a desenvolver habilidades para eles resolverem problemas no futuro”, finaliza.

Leia também:

Que doideira! Estudo compara bebês com lagartos enquanto ainda estão no útero

Estudo prova que crianças antissociais com vínculo instável com os pais custam mais à sociedade

Pediatra dá dicas para você passar pelo desfralde sem sofrer