Pais

Saiba como fazer a decoração do quarto de uma criança alérgica a pó

O espaço precisa ser clean, mas ainda pode ser aconchegante com truques

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Crianças alérgicas precisam de uma decoração específica (Foto: Shutterstock)

As mães sempre fazem de tudo para que o quarto dos pequenos seja confortável e tenha uma decoração harmoniosa. Eis que surge uma novidade nem um pouco agradável: a criança é alérgica a pó. E agora, como readequar a decoração do ambiente para que a saúde o seu filho não seja prejudicada?

Leia também:

42 imagens inspiradoras para a decoração do quarto do seu filho

8 dicas para deixar sua casa (cheia de crianças) organizada

Como escolher a iluminação do quarto do bebê

Conversamos com Claudia Krakowiak, mãe da Mirela e arquiteta da KTA Arquitetura, e com Melina Mundim, mãe de Marcus e designer de interiores, que nos ensinaram que a praticidade é fundamental nesse momento. “O mais importante é que o ambiente e tudo o que faz parte dele seja fácil de limpar”, orienta. Veja, abaixo, dicas das especialistas e entenda mais cuidados:

Pisos

Os cuidados devem começar pelos revestimentos. A melhor opção, de acordo com a arquiteta, é o piso vinílico colado, que evitam que entre sujeira por baixo. Existem ainda opções tão modernas que permitem a lavagem com mangueira e até máquinas.  Nas paredes, é possível optar por adesivos, que não juntam tanto pó e não estragam com umidade da limpeza.

decoração criança alérgica

A persiana é a melhor cortina para ser usada no dormitório de crianças alérgicas porque podem receber limpeza com pano úmido e até com aspirador de pó. Projeto de Claudia Krakowiak. (Foto: Celia Mari Weiss)

Tapetes

Há quem não dispense um tapete bem felpudinho para deixar o ambiente acolhedor, mas essa opção não é recomendada para o quarto dos pequenos com alergia.  Uma alternativa para não faltar aconchego é usar um tapete menor e antiderrapante perto da poltrona de amamentação, por exemplo. “Além de diminuir o campo de contaminação, os tapetes menores são mais fáceis de serem limpos com mais frequência e alguns até podem ir para a máquina de lavar”, aconselha Claudia.

Saiba como montar um quarto Montessoriano

Como melhorar a energia do quarto do bebê

Cortinas

As melhores cortinas são as do tipo persianas. “Elas são resistentes e práticas, pois podem ser limpas com pano molhado e até com aspirador”, ensina Claudia. Também é possível usar tecidos mais leves, como voal, desde que sejam lavados toda semana.