Família

5 dicas para você se desconectar dos eletrônicos e curtir em família

É muito importante deixar um pouco os eletrônicos de lado e priorizar a qualidade do tempo em família

Isabelle Marsola

Isabelle Marsola ,Filha de Soraya e Júnior

5 dicas para curtir a família (Foto: iStock)

As reuniões de família estão começando a se basear em cada um em seu mundinho, ligado ao seu próprio celular, tablet, game portátil, mesmo que seja no mesmo ambiente. Até conseguimos entender que está cada vez mais impossível se desconectar do mundo virtual, afinal os joguinhos são desafiadores, as redes sociais são muito interessantes e tudo está naquele pequeno aparelho tecnológico. Sem contar que é um silêncio na casa quando as crianças estão jogando.

Mas o excesso pode ser bastante prejudicial, especialmente para desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes. Segundo o site ItMãe, a psicóloga e coach de mães Ana Paula Petry disse que é fundamental deixar um pouco os eletrônicos de lado e priorizar a qualidade do tempo em família. “Eles precisam de nós e do nosso tempo, do olho no olho. Cada vez mais as crianças estão perdendo habilidades sociais pelo excesso de tempo com tecnologia e internet. E se os nossos filhos vão seguir nossos exemplos e não nosso discurso, então vale a reflexão: seu filho não larga o celular, mas você larga?”, observa a psicóloga.

Ana Petry dá cinco dicas práticas para mães e pais desconectarem das telinhas e reconectar aos filhos:

#1 Que tal uma caminhada ao ar livre?

Mesmo que seja apenas uma vez na semana, ou a cada 15 dias, ou até mesmo uma vez por mês, a dica é escolher um passeio juntos, o importante é ter o contato e aproveitar o caminho para bater um papo.

#2 Uma refeição do dia na mesa com toda a família 

Não importa que saia cedo de casa para trabalhar e volte apenas de noite, o importante é ter pelo menos uma refeição com a família com a TV e todos os aparelhos desligados para que haja interação.

#3 Momento culto

O momento da leitura costuma ser um dos mais prazerosos para pais e filhos. Antes de dormir, deite com seu filho na cama e conte uma história (ou acompanhe a leitura dele, caso já saiba ler). “Assim que terminar, conversem sobre o que entenderam do livro, identifiquem semelhanças e significados”, sugere a coach de mães.

#4 Que tal ensinar as brincadeiras que você fazia quando era da idade do seu filho?

As crianças adoram saber como foi a infância dos pais e avós, as brincadeiras, a escola. então aproveite essa curiosidade para se divertir do jeito que você fazia quando era criança.

#5 Escute verdadeiramente o que seus filhos tem a dizer 

Olho no olho, dialogue com o contato físico. Abraços e beijos são mais do que bem-vindos e palavras amorosas também. Nada como ouvir um “Eu te amo“.

Curtindo em família (Foto: Getty Images)

Leia também:

6 dicas para orientar seus filhos no uso das tecnologias

Tecnologia a nosso favor! Conheça aplicativos para facilitar a sua vida 

Tecnologia para o seu bebê